AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e a sua missão de levar conhecimento

Unesc e a sua missão de levar conhecimento
Comprometida e dedicada a transformar, professores e acadêmicos levam diversas ações para o Balneário Rincão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Comprometida com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, a Unesc, Universidade Comunitária, está desenvolvendo diversas ações nesta temporada de verão, no Balneário Rincão. Além de muito esporte, cultura e lazer na orla em frente ao antigo restaurante Verdão (apenas como referência), todos os sábados e domingos com o evento Play no Verão, professores e alunos estão desenvolvendo atividades também no espaço localizado no Container Food Park Summer, na Zona Norte do Balneário.

Nesta sexta-feira (28/1), a partir das 18h, o espaço será palco de atividades que desenvolvem a criatividade e a imaginação, por meio das pinturas faciais na garotada. Com tintas especiais, a equipe do Colégio Unesc vai garantir a diversão das crianças.

Já no sábado (29/1), o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade vai estar no Food Park para muitas consultorias e informações sobre as ações que desenvolve ao longo do ano e que são abertas à comunidade. O Núcleo tem como objetivo de potencializar a educação empreendedora, capacitando e apoiando a transformação do conhecimento em produtos, processos, serviços e ações inovadoras em benefício do desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda a região. Quer saber mais? Dá uma passadinha pelo local que a equipe vai tirar todas as suas dúvidas.

Para quem ainda não sabe qual seu tipo de sangue a Unesc oferece, no domingo (30/01), testes de tipagem sanguínea, realizados pelo curso de Biomedicina. O resultado, que mostra qual tipo sanguíneo e Fator Rh, positivo ou negativo, sai na hora e de forma gratuita.

Essas ações, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, fazem parte da gama de possibilidades oferecidas pela Universidade à comunidade de toda a região. “A Unesc contribui com o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de toda a região Sul do nosso estado. Seu DNA é comunitário e suas ações são sempre envolvendo as pessoas e para as pessoas, motivo pelo qual ela recebeu, no final de 2021, o prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, comentou

Conforme a diretora, a Universidade tem atuado em diferentes pontos do Balneário Rincão,  na orla, no Container Food Park e no espaço da Feira de Economia Solidária, levando muito conhecimento e informações importantes sobre as diversas áreas do conhecimento que envolvem os cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos,  projetos de extensão, Colégio Unesc e demais setores da instituição.

“Temos proporcionado momentos que envolvem atividades físicas, promoção de saúde, entretenimento e lazer. Essas vivências estão sendo fantásticas e com muitas adesões, trocas de saberes, e conexões. É com esta aproximação e envolvimento que a Unesc segue cumprindo seu papel, nesses seus 53 anos de história, fazendo a diferença por estar junto da comunidade”, salientou.

Contação de Histórias

A tradicional Contação de História promovida pela Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc também integrou a programação no Container Food Park, na última semana. Mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporcionou aos pequenos uma compreensão do mundo, bem como a construção das identidades culturais via memória oral. As Férias da Bruxa Onilda; O Monstro das Cores; Sopa de Pedra; Os Três Porquinhos e Zinho: o Detetive, foram algumas das obras contadas pelas colaboradoras da Universidade, Maristela Constante e Andreia Vicente.

“As crianças participaram pedindo mais histórias. Foi muito bom ver o entusiasmo deles com os enredos contados. Alguns pais também participaram e outros deixaram seus pequenos no espaço da Unesc”, contou a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner.

Também foram disponibilizamos jogos de raciocínio lógico. O curso de Ciências Biológicas e Engenharia Civil também estiveram presentes ofertando muitas informações importantes sobre os cursos e ações da Universidade.

Play no Verão

O Play no Verão que tem a parceria da Unesc está cheio de atrativos neste final de semana. A população que passar pela orla do Balneário Rincão poderá encontrar atividades de dança, às 10h e às 16h, caminhada, circuito funcional às 8h, 9h, 16h e 17h, futebol, voleibol e bocha das 8h às 12h e das 15h às 18h.

O espaço conta ainda com quadra de Beach Tennis instalada no local, além de brincadeiras para as crianças, meditação guiada, testes de qualidade de vida, ansiedade, estresse e depressão, orientações sobre o uso racional de medicamentos, divulgação do projeto Farmácia Escola, medidas e cuidados sobre a exposição à radiação solar, terapia manual, auriculoterapia, entre outras ações realizadas por residentes da área da saúde da Unesc.

A ação Play no Verão ocorre aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 15h às 18h, até o primeiro final de semana de fevereiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2022 às 08:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário