AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central
Reunião ocorreu na reitoria na tarde dessa quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Planejar a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Esse foi o objetivo do encontro da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, juntamente com o secretário de Saúde da cidade, Acélio Casagrande, e membros do Conselho local de Saúde. O encontro ocorreu na Universidade e foi o primeiro de muitos que já estão programados. Pela parceria a ser formalizada em contrato entre prefeitura e a reitoria, caberá à Universidade gerir e operacionalizar a UBS, na atual estrutura física.

A parceria será possível, haja vista a Lei nº 8.012, de 9 de dezembro de 2021, que dispôs sobre a participação, de forma complementar, da Unesc, mantida pela Fundação Educacional de Criciúma, na prestação dos serviços pelo Sistema Único de Saúde, nos termos do §1º do art. 199 da Constituição Federal.

“Foi uma tarde importante para discutirmos todo o processo de gestão da Unidade de Saúde Central e que terá a digital da Unesc, a nossa Universidade Comunitária. Essa parceria com o Município será de suma importância, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, já que será possível levar para aquele local toda a expertise dos programas que nós temos, além dos atendimentos que são ofertados e que serão ampliados”, comentou Luciane.

Inovação

A questão de toda a prática que será possível aos estudantes da área de saúde foi lembrada pela reitora, como parte de um ecossistema que embasa o Inova Unesc, o novo modelo de ensino e aprendizagem que está sendo posto em prática, com o desafio de tornar as experiências práticas ainda mais presentes na rotina dos acadêmicos.

"Será um cenário de ensino e aprendizagem muito importante para o nosso ecossistema da Unesc, plenamente associado a tudo o que o Inova Unesc propõe. Além disso, será possível manter mecanismos de diálogo com a comunidade, por meio do controle social, uma ferramenta muito importante tanto para os estudantes quanto para o próprio acompanhamento do serviço", enfatizou Luciane Ceretta.

O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, destacou que 35 mil pessoas serão diretamente impactadas pela parceria. "É a continuidade dessa união de esforços do Município com a Unesc para ampliar os atendimentos na Unidade do Centro. Esse é mais um avanço nosso no sentido de colocar o ensino com a prática. Isso vai ser muito bom para o Centro, uma região de 35 mil pessoas que terá mais atendimentos com menor custo", apontou.

Objetivos específicos da parceria

A parceria a ser firmada possui entre outros objetivos: qualificação da rede de atenção à saúde, impactando indicadores de eficácia e eficiência, continuidade dos atendimentos, minimizando interrupções decorrentes de ausência de profissionais ou de materiais; economicidade; oferecimento de serviços de interesse público, de modo a bem aproveitar recursos físicos e humanos existentes na instituição comunitária, evitando a multiplicação de estruturas e assegurando o bom uso dos recursos públicos e promoção de um sistema único de saúde (SUS) efetivamente formador, com uma grande transversalidade entre o ensino e o trabalho em saúde.

Da responsabilidade da Universidade

No período da parceria, o imóvel da UBS ficará sob responsabilidade da Unesc, que fará todo o gerenciamento técnico, administrativo e financeiro. A prefeitura preparará um inventário e a avaliação dos bens existentes, e poderá promover manutenções extraordinárias às suas custas. Ainda, os recursos financeiros para a execução dos objetivos preconizados na Lei Municipal que autorizou a parceria correrão por verbas orçamentárias dispostas em orçamento do Município. O prédio onde funciona a Unidade na Rua João Pessoa se chama Joacir José Milanez, enquanto a UBS leva o nome de Dr. Antônio Pazini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 13:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário