AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Uma nova casa para o CA de Engenharia de Produção na Unesc

Uma nova casa para o CA de Engenharia de Produção na Unesc
Reitora Luciane Ceretta com estudantes do curso / Divulgação Mais imagens

Para fechar com chave de ouro a temporada do seu décimo aniversário, o curso de Engenharia de Produção comemorou mais uma conquista na Unesc nesta quarta-feira (24/11). Foi inaugurado o novo Centro Acadêmico (CA) Emílio Marcello Rossi Fermo, ao lado do Bloco XXI, em um ato no fim da tarde reunindo professores e estudantes.

“Vocês merecem um local acolhedor. E desde então nos empenhamos para que o pedido de todos vocês, nossos acadêmicos, fosse atendido”, afirmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que prestigiou a inauguração.

A reitora lembrou que a sede permitirá momentos de integração entre os alunos. “E para nós é a oportunidade de agradecer a chance que temos de viabilizar esse espaço. Essa é uma Universidade que não tem dono, é mantida por vocês, e esse lugar foi construído para vocês, e por vocês. A Universidade não é estatal, não é pública, é mantida pelos estudantes para os estudantes”, completou Luciane.

A presidente do CA, Gabrieli Possa, lembrou o papel fundamental do setor, de servir de referência para os estudantes. “Apoiamos, facilitamos e fortalecemos a comunicação entre os estudantes e a instituição”, destacou. “O nosso combustível está intrínseco nas raízes do nosso curso, a busca incessante pela melhoria contínua”, sublinhou.

O CA está por completar dez anos. Foi fundado pelos estudantes de Engenharia de Produção em 2012. “Desde então, o CA se envolve com o melhor desempenho dos alunos, proporcionando semanas acadêmicas, trazendo conhecimento, complementando os currículos, oferecendo minicursos, seminários e visitas técnicas”, lembrou Gabrieli. “E esse espaço que agora ganhamos é um ambiente completo para tirar dúvidas e ficar por dentro de tudo que é relevante em relação ao nosso curso e à Unesc”, emendou a presidente.

O movimento estudantil também foi representado na inauguração pelo atual presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa, e pelo presidente eleito que tomará posse na próxima semana, Vittor Teixeira.

A reitora lembrou, ainda, que na última semana foi lançado o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP). “Será uma oportunidade para que vocês cursem a pós conosco, para avançar nas suas carreiras”, ressaltou. Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do PPGSP esteve na inauguração do CA em nome dos professores do curso de Engenharia de Produção.

O curso

Oferecido desde 2011 pela Unesc, o curso de Engenharia de Produção já formou 13 turmas, com um total de 211 egressos que atuam em diversos setores, da manufatura à prestação de serviços. “O curso é atuante na oferta de projetos de extensão, com foco em atividades de sistematização, manutenção em hospitais filantrópicos, monitoria discente em matemática no ensino médio, popularização científica da Física, gestão de custos na agricultura familiar (em parceria com o curso de Ciências Contábeis) e saúde na construção civil”, contou o professor e coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot.

“Temos também um grupo de pesquisas o NEEP, com atividades voltadas para sistemas de produção, produção enxuta, sustentabilidade e estudo da engenharia de produção”, completou o professor Vilson. O curso de Engenharia de Produção mantém, também, quatro projetos na área de serviços enxutos e um projeto de pesquisa na área de armazenamento e estoques.

Os acadêmicos de Engenharia de Produção estão engajados em uma Empresa Júnior vinculada ao curso. “Por ela, se faz um trabalho de campo com proposta de auxílio na solução de problemas relacionados à área”, finalizou o coordenador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2021 às 20:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário