AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Emoção e muitas surpresas marcam o último dia de aula do Terceirão 2021 do Colégio Unesc

Emoção e muitas surpresas marcam o último dia de aula do Terceirão 2021 do Colégio Unesc
Alunos receberam uma caixa de memórias e não esconderam o choro (Foto: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Um lindo dia para dizer “sextou”, e desta vez um sextou com S de saudades para os alunos do terceirão 2021 do Colégio Unesc, que tiveram seu último dia de aula. Para marcar a data, a equipe do Colégio preparou mais uma grande surpresa para os alunos da instituição, que foram recebidos com muito carinho no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, nesta sexta-feira (29/10).

Para acolhê-los de forma carinhosa como merecem, o ambiente foi todo preparado e decorado com balões. Nas poltronas estavam caixas de memórias que foram organizadas pelos seus familiares, recheadas de fotos, cartas, desenhos, brinquedos, uniformes antigos, e objetos simbolizando a caminhada deles no colégio.

Enquanto a estudante Ana Catarina Dutra Nobre segurava e cheirava a sua cobertinha que estava dentro da caixa, os seus pais, Luiz Filipe Nobre e Jacineia, surgiam de trás do palco. Ela não escondeu o choro e muito menos os seus pais.

“Eu coloquei o ‘cheiro’ como denominamos porque era o que ela mais usava e andava pela casa. Nunca queria lavar. Esse momento foi uma volta no tempo, uma nostalgia grande. É tanta coisa que passa na cabeça da gente. É uma grande emoção”, disse a mãe, que não segurou o choro.

“Quando vi meu cobertor foi emocionante, além dos meus livrinhos, meus diários, a minha boneca da mulher maravilha e as fotos”, comentou a estudante que compartilhou, ao lado dos colegas, muitos sorrisos, abraços, lágrimas, lembranças e afeto.

Kayane Cândido Francisco Teixeira, estava com a mãe Lisandra Helena Medeiros e com a irmã. Ela estuda desde o primeiro ano do Ensino Fundamental no Colégio Unesc e a mãe guardava todas as lembranças de cada atividade que ela realizava no colégio. Na caixa, a sapatilha quando fazia balé, o primeiro maiô, a roupa da festa de inverno, CD, fotos e muitas recordações. Cada objeto vinha com um com recadinho. Em um deles e bem especial, o seu primeiro maiô, o recadinho já dizia: todo peixinho tem sua capa. Você era um neném e essa era a sua. “Eu consegui relembrar vários momentos da minha vida”, rememorou ela que ainda não escolheu seu curso, mas pretende fazer Biomedicina ou Direito. “Na hora de fazer a caixa, a gente chorou e vê que o tempo passa rápido”, contou a irmã.

A escola ainda preparou um vídeo de homenagem com os momentos vividos neste ano, e mensagens deixadas pelos professores. Ao longo da semana eles ainda tiveram muitas atividades, como banho de piscina, festa das cores, café especial, além dos momentos significativos de escuta e partilha com a equipe de psicólogos do Acolher.

Trajetória dentro da Universidade

Reviver esse momento é muito especial para que eles se preparem para a próxima jornada que vem a seguir. Para a diretora Giselle dos Passos Vieira, a última semana no Terceirão é muito marcante “tanto para eles quanto para a gente porque começamos a lembrar de toda a trajetória conosco, e assim como no primeiro ano do Ensino Fundamental quando fizemos toda aquela adaptação com as famílias no primeiro dia de aula, não é diferente no Terceirão. A acolhida, e o resgate de toda a trajetória deles da Educação Básica é muito importante para entenderem que a construção de todo esse processo auxiliará no ingresso à graduação de forma tranquila e em um espaço que eles já conhecem”, frisou.

“A gente alinha com os pais e, normalmente, eles guardam todas as atividades, como os primeiros desenhos, brinquedos, medalhas dos jogos e montam a caixa e, nesse dia, revivem essa trajetória formativa para que eles ressignifiquem e verifiquem que ao longo desse processo construíram muitos sonhos e realizações com apoio da escola e dos pais”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes Figueiredo, afirmando que esse encerramento de ciclo é um grande marco e que foi pensando com muito carinho.

Segundo ela, estudar em um Colégio que está dentro de uma Universidade traz grandes conquistas. “ “Aqui se sentem muito à vontade porque, literalmente, eles conhecem todos os espaços da Universidade que é muito familiar porque já estão aqui há muito tempo. Encerrar esse ciclo e abrir as portas para a Universidade os deixa muito seguros e felizes por terem construído esse processo aqui com a gente”, resumiu Mainara.

Troca de experiências

Na tarde de quarta-feira (27/10) os estudantes do Terceirão tiveram ainda um momento de compartilhamento de experiências com profissionais das áreas nas quais têm interesse em iniciar. Acadêmicos e egressos da Universidade, alguns também ex-alunos do Colégio Unesc, se dispuseram a contar suas vivências enquanto acadêmicos, as peculiaridades da Universidade e das áreas de atuação, colaborando com o processo de escolha daqueles que no próximo ano darão o primeiro passo da vida acadêmica.

O convite do Colégio Unesc foi feito a partir da identificação dos cursos que estão entre as preferências dos alunos do Terceirão como forma de dar ainda mais base à escolha de cada um. Entre os cursos elencados estiveram Biomedicina, Educação Física, Medicina, Ciências Contábeis, Administração, Biologia e História.

A dinâmica da tarde foi comandada pelas psicólogas e residentes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Unesc, Lauriane Pizzoni e Beatriz Dieke. Conforme as profissionais, o fato de estarem diante de jovens acadêmicos ou recém-formados cria uma identificação aos estudantes do Ensino Médio, o que colabora no processo de entendimento entre eles.

A acadêmica do curso de Educação Física e estagiária no Colégio Unesc Mariane Schardosim da Rosa esteve entre os convidados dispostos a compartilhar vivências na roda de conversa. Orgulhosa pela graduação e pela Universidade que escolheu, Mariane falou empolgada sobre as oportunidades abertas na Universidade e suas perspectivas para o futuro. “Falo com muito orgulho da Educação Física. Costumamos dizer que esse é o melhor curso e a melhor Universidade do Sul do mundo. Se depender das informações que pudemos trocar, o Terceirão encerrará esse ciclo ainda mais empolgado com a fase que está por vir nos próximos anos”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2021 às 18:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário