AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alesc homenageia instituições que promovem as práticas de Paulo Freire. Unesc foi destacada

Alesc homenageia instituições que promovem as práticas de Paulo Freire. Unesc foi destacada
Professora Fernanda Sônego, representando a Unesc, ao lado da deputada Luciane Carminatti (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As instituições de ensino que realizam grandes ações em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão vinculados à obra de Paulo Freire foram homenageadas em sessão especial na noite desta quinta-feira (28/10), na Assembleia Legislativa (Alesc). A Unesc, que este ano ampliou a sua atuação em projetos junto à comunidade com o lançamento do Programa Território Paulo Freire 2, foi uma das reconhecidas. A honraria veio a partir de uma indicação da deputada estadual Luciane Carminatti por ocasião do centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O evento ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, na Alesc.

Para a proponente, as práticas reconhecidas renovam a esperança. “O olhar freireano é o olhar para diferentes saberes. Falar dele é falar de compromisso, dedicação, liberdade e transformação social”, destacou a deputada.

A data escolhida para a homenagem não é casual. “Esse dia 28 encerra o mês dos professores, e escolhemos a data para marcar esse tempo tão significativo, de reconhecimento e de reflexão como homenagem ao grande educador, no ano de seu centenário. É um dos mais importantes pedagogos e filósofos do Brasil”, enfatizou Luciane.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, representou a Universidade no ato e falou da magnitude da honraria. “A Unesc recebeu homenagem pelo Programa Território Paulo Freire e sua importante contribuição junto à comunidade. O programa engloba 22 projetos de extensão que são desenvolvidos nos bairros da região da Santa Luzia, Universitário e Pinheirinho. São projetos de extensão interdisciplinares e multidisciplinares, criados a partir das demandas regionais, que têm como objetivos ampliar a autonomia e o empoderamento das comunidades participantes do território”, contou.

Fernanda ainda destacou que são seguidos e colocados em prática os preceitos de Paulo Freire. “Neste ano em que celebramos o centenário deste grande educador a deputada Luciane Carminatti presta homenagens na Alesc e dentre os homenageados está a Unesc. Nós estamos muito felizes com a honraria. Na Unesc entendemos a importância do aprendizado construído por meio da prática, da vivência, do diálogo, permeado pelos diversos saberes, que transformam e contribuem no ser e no fazer das pessoas. Gratidão à deputada”, reforçou.

A professora e coordenadora do programa, Sheila Martignago Saleh também esteve presente e referiu a importância da homenagem. “Sinto-me honrada de representar todos os alunos que fazem parte, com os seus projetos de extensão, do Território Paulo Freire, um programa que visa o empoderamento e autonomia das pessoas que dele participam e que transforma a realidade de todos os envolvidos, tanto dos professores, quanto dos alunos e da comunidade”, enfatizou.

Ao final, as professoras da Unesc assinaram a bandeira Paulo Freire com o nome do projeto da Universidade. A mesma vai percorrer o território de Santa Catarina.

O programa Território Paulo Freire da Unesc agrega projetos de extensão cujas ações estão em consonância com a pedagogia freireana. São projetos de caráter inter e multidisciplinar criados a partir das demandas regionais. Ao todo, 20 bairros de Criciúma integram o programa.

O patrono

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, no Pernambuco. O educador é reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas.

O objetivo da homenagem foi ressaltar a importância histórica e atual deste intelectual para a educação e o progresso social no Brasil e no mundo. A alfabetização popular, proposta por Freire, conectou sujeitos com suas experiências vividas, situou a educação no contexto da práxis, da sociedade e das relações políticas, prestando contribuição ímpar para o acesso ao direito à Educação, garantido na Constituição Brasileira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2021 às 08:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário