AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Observatório da Unesc se torna referência para outras instituições

Observatório da Unesc se torna referência para outras instituições
Reitor da Uniplac veio conhecer o funcionamento do projeto que tem o intuito de promover o crescimento da região (Foto: Daniela Savi / Agecom) Mais imagens

Com a sua missão institucional de contribuir para o desenvolvimento da região e de Santa Catarina, a Unesc mais uma vez serve de exemplo em seus diversos projetos. Um deles é o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico de Inovação (OBDESI), que foi apresentado na manhã dessa quinta-feira (28/10) ao reitor da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Kaio Henrique Coelho do Amarante. Ele foi recebido pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Segundo a reitora Luciane, o Observatório surgiu após a percepção acerca da necessidade de informações de forma mais concentrada e sistematizada sobre a região sul catarinense. “Nós vimos essa necessidade de se ter uma organização de dados e informações sobre as nossas cidades e que nos possibilitassem melhorar muito a nossa prestação de serviços, buscando essa interlocução com o desenvolvimento social e econômico da nossa região. Para isso, fomos verificando referências e emendas parlamentares e implantamos o Observatório de Desenvolvimento Econômico que tem grande referência para a nossa região”, explicou.

Essa vertente tão atraente e precursora está sendo analisada pelo reitor da universidade do planalto, que veio em busca da expertise da Unesc para implantar o modelo na sua região. “Queremos entender toda essa lógica e viemos buscar informações com quem já atua e sabe como funciona. Já estamos em busca de todos os trâmites para implantarmos na nossa universidade, como a busca de captação de recursos, por exemplo”, relatou o professor Kaio. “Com esse projeto, queremos mostrar para as pessoas a sua importância na questão do fomento e do desenvolvimento de toda a região. Essa troca de experiências é muito importante. O Observatório daqui é sensacional e é exatamente o que precisamos”, enfatizou o reitor.

A pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação da Uniplac, Lilia Kanan, também participou da reunião e contou que a intenção, com o Observatório de Desenvolvimento Sustentável da Serra Catarinense, é dar sustentação aos órgãos públicos, já que há necessidade de organizar projetos. “O Observatório da Unesc é inspirador e é um modelo que vamos nos espelhar para construir o nosso processo”, analisou.

Vinculado à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação busca subsidiar estudos focados para um melhor entendimento do cenário da região sul catarinense, bem como acesso fácil às informações de cunho social e econômico que possibilitam o fomento de ações de planejamento das instituições como também de monitoramento dos setores presentes nas regiões. “O Observatório é um projeto que deu certo na Universidade e teve seu ápice em plena pandemia onde atuou fortemente, dialogando como seria o estado e a região pós-pandemia com vários temas. Fizemos com que a região observasse as potencialidades, fragilidades e desafios para os próximos anos”, comentou a pró-reitora Gisele Coelho Lopes.

Para ela, a atuação do Observatório é muito importante porque ele atua com economistas, doutores, bolsistas e tem uma função social e de protagonismo. “Atuamos de forma articulada para fazer com que as informações que se subsidiem na tomada de decisão. Estamos felizes de receber a Uniplac e de poder colaborar e continuar com a nossa parceria”, enfatizou a pró-reitora.

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec

Dentre as ações recentes do Observatório esteve a elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O material foi resultado do trabalho desenvolvido pela Unesc e pelo Unibave, a partir de solicitação da associação. Agora, conforme a reitora Luciane Ceretta, o processo vai para a segunda etapa que é a manutenção do plano.

Também participaram do encontro os professores Melissa Watanabe e Thiago Rocha Fabris, que coordenam o Observatório, além do professor Marcelo Feldhaus, diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2021 às 08:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário