AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Criatividade, inovação e empreendedorismo na gastronomia

Criatividade, inovação e empreendedorismo na gastronomia
Décio Batista Mais imagens

Cozinhar é compartilhar o amor pela gastronomia e apreciar cada detalhe. Dentre um item e outro colocado em uma panela, também são incorporadas nossas origens, histórias pessoais e de quem estiver à nossa volta. E para dar aquela pitada especial o curso de Gastronomia da Unesc realizou nesta semana a aula inaugural de início de trimestre, com uma live do chef Saimon Novack, formando da primeira turma do curso, que cola grau na próxima semana.

Saimon, que também é jornalista, falou sobre sua trajetória no ramo da Gastronomia, enquanto preparava uma deliciosa cocada cremosa, receita mais apreciada, ultimamente, nos eventos. A live fez parte da acolhida dos calouros do curso, ingressantes na turma 6, e foi transmitida no canal da Unesc TV no Youtube.

Ele possui uma empresa de eventos há cinco anos e leva seu trabalho a batizados, casamentos, e eventos corporativos. Antes, atuou em diversos veículos de comunicação de Criciúma e sempre aproximou o gosto pela cozinha do universo jornalístico. “Sempre gostei de reunir os amigos em casa e como bom jornalista, rolava aquela culinária e o bom papo”, lembrou.

Mas o amor pela cozinha falava cada vez mais alto e foi num casamento bem restrito que as canetas e blocos começaram a ser substituídos por panelas e muito tempero. Era uma médica de Curitiba a primeira cliente. Ela veio morar em Criciúma e, faltando dez dias para o casamento, a equipe que ela havia contratado não poderia realizar o evento. Foi aí que a oportunidade apareceu. Em um desabafo dela, veio a lembrança do nome de Saimon Novack, que ali deixava da rotina de jornalista para tornar-se um chef.

Foi numa conversa na academia que surgiu a indicação de Saimon para cuidar desse primeiro evento. “A personal dela era minha amiga que indicou meu nome. Conversamos e eu, comovido com a história dela, encarei o desafio. Fiquei desesperado depois, porque não tinha nem panela e fogareiro para cozinhar. Comprei os utensílios e lá fomos nós três: eu, minha esposa e a nossa secretária que nunca havia cozinhado”, disse, lembrando ainda que sabia fazer seis pratos e uma sobremesa. Ela aceitou e, a partir daí, Saimon passou a promover cada vez mais eventos.

“Comecei a enxergar isso depois de realizar oito eventos. No início íamos em três pessoas, todos sem experiência”, rememorou. Mas, no meio dos ingredientes, Saimon tinha um toque especial: sempre procurou entregar mais do que o prometido. “Acho que isso faz a diferença em todos os setores, principalmente no negócio”, acrescentou.

E ele foi além. Buscou mais conhecimento. Para isso, visitava restaurantes e se especializou, ingressou no curso de Gastronomia na Unesc, o que avalizou ainda mais o seu trabalho. Se ele já conquistava pelos sabores, começou a ter mais técnica, e a brilhar na apresentação. A agenda começou a multiplicar e se espalhou por Santa Catarina e até outros estados.

Com as visitas que fez, observou um novo nicho que estava surgindo e foi na modalidade finger food. São os pratos servidos em mini cumbucas, copinhos, pratinhos, palitos, enfim, em toda forma que possa ser uma pequena porção individual e que a pessoa consiga se servir em pé mesmo, sem grandes cerimônias.

Para o chef, o importante para quem está iniciando na carreira é ter um bom relacionamento e empreender. “Não basta saber cozinhar, mas empreender e poder fazer algo diferente. Analisar não só o sabor, mas a experiência que vai proporcionar a quem receber”, sublinhou.

Pandemia proporciona nova experiência

Como em outros setores, a gastronomia também precisou alinhar reinvenção e inovação em tempo de pandemia de Covid-19. Nesse contexto, Saimon Novack teve uma grande ideia: trabalhar com comidas no estilo delivery, mas de maneira diferente. Ele queria não só entregar um bom produto para o cliente, mas proporcionar uma grande experiência. Foi aí que veio o “Evento na Caixa”. Para isso, houve adaptação em sua cozinha, pois se tratava de um novo método de trabalho, mas a permanência da qualidade e da sua identidade estavam nos seus ingredientes. Ele também não poupou na apresentação e, claro, no sabor, pois segundo ele, gastronomia é apreciar todos os detalhes, e saber que cada sabor tem seu significado.

Os clientes pediam a comida que vinha numa caixa muito bem preparada. Era entrada, refeição e sobremesa. E a repercussão não poderia ser diferente. A cada data especial ele se viu na necessidade de fazer outras caixas. “O público também está mais exigente e procurei trazer isso para o meu trabalho. A abrangência se deu ainda maior no Dia dos Namorados. Todos os casais que receberam, bateram foto e divulgaram nas suas redes sociais, dando mais abrangência para o nosso trabalho. Foi muito importante para todos nós”, disse. 

Mídias sociais

O chef Saimon ressaltou que 98% dos eventos realizados se dão pelas mídias sociais, e destacou a importância de saber se comunicar para alavancar o negócio. Os eventos presenciais estão voltando, mas ainda há clientes que querem receber aquela comidinha no capricho, no conforto de sua casa. “A pandemia trouxe bastante clientes por causa do Evento na Caixa também. Muitos que solicitaram as famosas caixas também estão contratando para os eventos presenciais”, revelou.

Ao fim da aula especial, Saimon deixou um recado: “independente se tem restaurante, o fundamental é fazer um trabalho de excelência, tanto no sabor quanto na apresentação”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de outubro de 2021 às 13:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário