AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais
Evento multicultural e ambiental foi organizado por oito Universidades do Brasil (Foto: Reprodução) Mais imagens

Professores, pesquisadores e estudiosos do Meio Ambiente estão comemorando os 10 anos de criação da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para marcar a data, Universidades de várias partes do Brasil se uniram para organizar um grande evento durante toda esta quarta-feira (29/9), de forma virtual. Especialistas apresentaram dados e debateram sobre a atual situação ambiental no planeta.

A Unesc, através do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), foi a anfitriã. Pela manhã, na parte cultural, a cantora, pós-graduanda em Gestão Ambiental, mestre e doutora em Ecologia Humana, Carla Visi, direto de Portugal, utilizou a música brasileira para a educação ambiental crítica. Neste período também foram anunciados o vencedor do vídeo e da logomarca alusivos aos 10 anos.

Histórico, o primeiro destaque

A mesa redonda matutina, com o foco no “Histórico da Área de Ciências Ambientais”, contou com a participação dos professores Arlindo Philippi Jr (Universidade de São Paulo, USP), Maria do Carmo Sobral (Universidade Federal de Pernambuco), Carlos Alberto Cioce Sampaio (Universidade Regional de Blumenau, FURB) e Valdir Fernandes (Universidade Tecnológica do Paraná).

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, professora Patrícia de Aguiar Amaral, destacou nas boas-vindas a importância da comemoração da data e a satisfação em acolher o encontro. “Acolher na nossa Universidade a área de Ciências Ambientais e os programas de pós-graduação Stricto Sensu de todo o território nacional foi uma oportunidade única e uma grande satisfação. Estamos atravessando um momento muito complicado no que tange às questões socioambientais e políticas. Organizar este evento nos motiva a resistir de forma coletiva em busca de soluções através de pesquisa para o fortalecimento da ciência, na formação da consciência ambiental e proposição de projetos para proteger questões imensuráveis e imprescindíveis para a sobrevivência do planeta e de todas as formas de vida. A consciência ambiental aliada a vontade política são ferramentas necessárias para evitarmos o colapso ambiental”, destacou a diretora.

As pautas das Ciências Ambientais

A segunda parte do evento, à tarde, teve a amostra dos vídeos vencedores e em seguida a apresentação, direto de Parintins (AM), do cantor e compositor do Grupo Curumins da Baixa, Enéas Dias, ilustrando o evento com a cultura musical e as vivências dos povos da floresta. Já o Grupo Aves Pantaneiras, da Universidade Católica Dom Bosco, trouxe um repertório voltado à pesquisa e interpretação de músicas sul-mato-grossense. O Coral da Unesc, dirigido pelo maestro Joel de Oliveira, encerrou o evento e a parte cultural, com a canção: Manhãs do Sul do Mundo.

As discussões temáticas foram organizadas mais duas mesas redondas. A primeira abordou o tema “Projetos, Investigações e Ações da Área de Ciências Ambientais no Brasil”. Os professores Julia Zanin Shimbo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Washington de Jesus Sant’Anna da Franca-Rocha (Universidade Federal de Feira de Santana-BA) discorreram sobre a temática “Projeto de Mapeamento Anual do uso e cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas)”. A pesquisadora Ana Paula Dutra Aguiar (Instituto Nacional de Pesquisas-INPE) apresentou “Nexus Água-Alimento-Energia e os ODSS: Uma Abordagem Participativa em Múltiplas Escalas”.

A segunda mesa redonda da tarde discutiu sobre “Mestrados Profissionais em rede Nacional da Área de Ciências Ambientais”. Coube ao pesquisador Jefferson Nascimento de Oliveira (Universidade Estadual Paulista, UNESP) apresentar a temática “Água: Gestão e Regulação de Recursos Hídricos”. Já a docente Kátia Viana Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas, UFAm falou sobre “CIAMB: Ensino das Ciências Ambientais”.

Para visualizar as lives dos evento acesse os links:

 Parte 1 

Parte 2 

Universidades organizadoras:

Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma/SC
Cesmac - Centro Universitário Cesmac - Macéio/AL
Feevale - Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS
IFPE – Instituto Federal de Pernambuco – Recife/PE
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE
UPE – Universidade de Pernambuco – Recife/PE
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana/BA

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2021 às 13:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário