AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Novo fôlego ao Programa Acolher

Novo fôlego ao Programa Acolher
Ingressantes na Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial conhecem de perto o projeto (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A psicóloga Lauriane Pizzoni, formada na Unesc em 2020, conheceu de perto nesta terça-feira (2/3) a estrutura do projeto Acolher. Este será um dos espaços em que Lauriane e os 19 colegas ingressantes na Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial irão atuar nos próximos dois anos. Os olhos da residente brilharam ao pisar no local onde irá compartilhar seus conhecimentos e adquirir novas experiências.

O grupo de residentes esteve na Universidade para a apresentação do projeto, por meio do coordenador, Zolnei Vargas de Córdova. Conforme o responsável pela ação, cada profissional poderá contribuir com os conhecimentos da sua formação. “São diferentes áreas que irão se complementar. Temos residentes graduados em Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física Bacharelado”, explica.

Para Lauriane, que já conhecia o programa Acolher, mas nunca tinha visitado o espaço inaugurado em 2019, será um grande prazer fazer parte do projeto. “É muito especial para nós, formados na Unesc, retornarmos como profissionais para a residência. Nós apostamos muito na Universidade e ela em nós. É lindo ver essa troca de confiança”, comenta otimista para o novo ciclo que se inicia.

O sorriso escondido pela máscara, de uso obrigatória em tempos de pandemia, pôde ser visto de longe, pelos olhos da nova residente. “Realmente, estou com os olhinhos brilhando em ver tudo isso. Esse projeto e o próprio espaço montado especialmente para ele é algo que, de fato, traz acolhimento. É muito bom fazer parte disso”, acrescenta.

Demanda em ascensão

A equipe do Programa Acolher trabalha para viabilizar o maior número de acolhimentos possível e já tem atuação ampliada, com o subprojeto chamado “Naturezas do Acolhimento”. Nesta ação os professores, coordenadores ou líderes de turmas podem acionar o Programa para que técnicos realizem um atendimento online com os grupos.

Além disso, foi criado ainda o subprojeto “Desatando Nós”. A proposta é realizar ações coletivas visando melhorar o contexto psicossocial da vida dos acadêmicos. Em breve a coordenação do Programa Acolher encaminhará, via e-mail, com as especificações de cada um deles e o link de inscrição para coordenadores de curso, bem como professores e alunos.

Os acadêmicos interessados em receber acolhimento individual devem entrar em contato por meio do e-mail acolher@unesc.net fazendo a solicitação conforme suas necessidades e demandas.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de março de 2021 às 18:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário