AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Emocionante Colação de Grau do curso de Direito marca encerramento das cerimônias do primeiro semestre

Emocionante Colação de Grau do curso de Direito marca encerramento das cerimônias do primeiro semestre
Novos 39 bacharéis colaram grau em cerimônia virtual presidida pela reitora da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A Colação de Grau de novos 39 bacharéis em Direito pela Unesc marcou, nesta quarta-feira (24/2), o encerramento das cerimônias de formatura do primeiro semestre na Universidade. No total foram entregues ao mercado não só regional ou nacional, mas internacional, 395 novos profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Assim como as demais cerimônias, a formatura desta noite foi realizada de forma virtual em decorrência das medidas de enfrentamento à Covid, e transmitida ao vivo para centenas de espectadores pelo canal da Unesc TV no YouTube.

O emocionante encontro que significou o início oficial da jornada profissional dos novos bacharéis foi coroado por discurso de representante dos acadêmicos, da reitoria da Universidade, de coordenadores e professores homenageados pelas turmas.

Escolhida como paraninfa, a professora Débora Ferrazo fez questão de deixar lições aos afilhados, carinhosamente chamados de “formosuras”. “Como última lição, como se espera de uma paraninfa, meu singelo desejo para vocês é que quando estiverem deixando suas marcas na história, quando estiverem ajudando a construir o novo, lembrem das declarações de amor lindas de viver que estão lá na constituição, conquistas que tanto custaram aos nossos antepassados”, pontuou.

Ainda entre os desejos da professora, esteve o da luta pelo respeito e dignidade da vida. “Que vocês se imponham contra toda a forma de discriminação e defendam sempre a democracia e a liberdade de expressão exercida com respeito pelo outro para que nós e nossos conhecimentos sejamos instrumentos de conquistas e nunca de renúncias de direitos”, acrescentou.

Para a graduanda escolhida para falar em nome da turma, Laura Dal Bó Cassetari, o sentimento da noite é de certeza de que cada dia e noite de estudo valeram a pena e de que este é só mais um passo nas carreiras de uma turma que trará ainda muito orgulho a familiares, professores e à Universidade.

Conforme Laura, o que as turmas vivem neste dia começou como um sonho no qual vislumbravam o dia que andariam por aí com seu Vade Mecum e conheceriam as leis de perto. “Com o passar do tempo começam as dificuldades e a exaustão. As legislações parecem infinitas e aquele sonhado Vade Mecum começa a ficar cada vez mais pesado. Porém, são esses obstáculos que são responsáveis pelo nosso crescimento, amadurecimento e preparação ao mercado. Ademais, com a presença de professores dedicados, toda a base oferecida pela Unesc e apoio de familiares e amigos, o sonho parece ficar mais plausível”, destacou aos espectadores.

Momento especial para a reitora

A Cerimônia desta quarta-feira teve peso especial para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ela, que faz questão de realizar a outorga dos graus aos acadêmicos em todas as formaturas nas quais se faz presente com ânimo e desejo do que há de melhor ao futuro de cada um, teve a oportunidade de outorgar o grau de bacharela em Direito à própria filha, Vitória Bisognin Ceretta.

Em seu discurso, no qual destacou a entrega não só de novos bacharéis ao mercado, mas também de melhores cidadãos à sociedade, Luciane teve espaço especial para registrar a emoção de somar as funções de reitora e mãe em tão solene momento. “Peço-lhes permissão para dizer-lhes da emoção que sinto hoje ao conduzir a formatura da minha filha. Permitam-me ser também ser um pouco mãe e neste momento compartilhar com os pais e demais familiares a emoção e a alegria de celebrar essa especial emoção, que, com gratidão à vida, me autorizo a sentir”, destacou.

À filha Vitória, com o orgulho de mãe, Luciane desejou que o caminho seja brilhante. “Que sejas, especialmente feliz, minha filha. Em teu nome desejo a mesma felicidade a todos que colam grau nesta noite”, acrescentou.

Vitória conclui oficialmente nesta noite o curso de Direito, mas não deixará a Universidade. Isso porque já iniciou paralelamente a graduação em Psicologia, também na Unesc.

A Cerimônia de Colação de Grau Especial pode ser conferida na íntegra abaixo:

Confira aqui mais registros da noite desta quarta-feira.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 20:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário