AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!
Curso de Comércio Exterior da Unesc prepara profissionais para fazerem a diferença no mercado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os últimos anos têm sido de muitas tendências e oportunidades para os negócios, em função da globalização das atividades econômicas e dos avanços tecnológicos proporcionados às organizações dos mais variados segmentos. A disrupção nas barreiras tarifárias proporcionaram às corporações, mais condições para ampliar oportunidades de negócios, para além de suas fronteiras. E é neste contexto que se insere o profissional formado em Comércio Exterior pela Unesc.

Com os movimentos proporcionados pela pandemia do Covid-19, estes aspectos se intensificaram: surgiram novas competências profissionais, novas capacidades organizacionais, novos setores e sistemas corporativos e novos modelos de negócio. Contudo, neste percurso de inovação e empreendedorismo, ampliam-se também as oportunidades e condições para desenvolver e aprimorar negócios “transfronteiriços”. Dessa forma, é fundamental compreender as dinâmicas dos negócios internacionais, das relações internacionais e, principalmente, das práticas de Comércio Exterior.

No curso de Comércio Exterior da Unesc, além de estudar profundamente as mudanças contextuais e geopolíticas, os acadêmicos se inserem ativamente em práticas e metodologias que permitem compreender os principais diferenciais competitivos da atividade internacional. Desde a logística internacional, até as práticas de regulação do mercado aduaneiro, são fundamentos estruturantes do perfil do egresso que inserem o profissional em um mundo global.

Com este perfil, com características empreendedoras e aptos a gerenciarem inovações, os profissionais formados pela Universidade desenvolvem competências para atuar no despacho aduaneiro, na gestão estratégica de relações comerciais internacionais, no empreendedorismo internacional e nas relações políticas, econômicas e geopolíticas. Para o coordenador adjunto do curso, Thiago Francisco, ainda existem oportunidades para o desenvolvimento profissional de egressos da Unesc em culturas estrangeiras, gerenciando negócios de impacto nas economias mais diversificadas ao redor do mundo. “Nossos egressos estão na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, na Angola, na China. Isso mostra que formamos profissionais para o mundo e somos um curso globalizado, com uma network forte e com grandes referencias nacionais e internacionais, pesquisando a atividade no comércio internacional”.

Contando com professores que dominam a área, o curso da Unesc também se insere nas discussões que envolvem a Tecnologia e a Governança de Negócios Internacionais. Com a disciplina de Práticas Gerenciais de Comércio Exterior, torna-se possível vivenciar o desenvolvimento de consultorias para a implementação de planos de trabalho para as atividades desenvolvidas no comércio exterior. Além disso, o curso conta com o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um convênio realizado com a Apex-Brasil, com o objetivo de qualificar as empresas para uma inserção internacional de fora segura e planejada.

Qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados e aptos para uma atuação no mercado internacional. Segundo o coordenador do curso de Comércio Exterior da Unesc, Édson Firmino Ribeiro, ao longo do curso, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultorias. “Nossos acadêmicos poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas importantes dentro da perspectiva do Comércio Exterior. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Comércio Exterior, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 11:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário