AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Design aposta em parcerias com o mercado para a formação completa de seus acadêmicos

Curso de Design aposta em parcerias com o mercado para a formação completa de seus acadêmicos
Criação de novas soluções para o mercado está entre os diferenciais na formação dos designers (Fotos: Modelo desenvolvida pela acadêmica Geovana Lima Fraga para a Duratex em 2020) Mais imagens

Muito além da teoria o acadêmico do curso de Design da Unesc é instigado todos os dias a usar e abusar da imaginação e da criatividade em busca das melhores soluções para os mais diferentes produtos. As parcerias com empresas de variados segmentos oferecem ao estudante a oportunidade de ter contato direto com a realidade do mercado e garantir experiências valiosas para a carreira que se inicia.

Para o primeiro semestre de 2021 a coordenação do curso já conta com quatro parcerias firmadas, sendo três delas inéditas e uma já tradicional, para oportunizar a experiência na prática aos alunos. Por meio de projetos com a Universidade estarão junto aos estudantes de design as empresas Comim Metalmobile, Librelato e o Instituto John Bike, como novos desafios aos estudantes, e o Grupo Duratex, parceiro desde 2014 para a criação de linhas de revestimentos cerâmicos.

As ações realizadas em conjunto com essas empresas e organizações, de acordo com o coordenador do curso, João Rieth, têm foco na solução de problemas relacionados ao produto de cada uma delas e à identificação de novas demandas e possibilidades dentro do segmento. “Ao instigar o acadêmico a ir a fundo no estudo dos produtos conseguimos identificar demandas e inovações que nem eram consideradas possíveis para determinada área, por exemplo. São diferentes olhares atentos, curiosos e embasados, dispostos a encontrar o melhor que o produto pode oferecer ao usuário”, explica Rieth.

Focos diferenciados

As parcerias estabelecidas pelo curso para o trabalho conjunto já no primeiro semestre de 2021 têm diferentes focos e podem ser realizadas de formas variadas. Na empresa Librelato, por exemplo, o trabalho será desenvolvido em conjunto com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc. Conforme João, acadêmicos dos dois cursos estarão juntos na missão de encontrar soluções para o descarte ou reutilização de resíduos.

“Com a expertise dos dois cursos teremos o objetivo de desenvolver um produto que possa reaproveitar resíduos deixados pela empresa, minimizando o impacto ambiental e dando outra utilidade aos materiais”, acrescenta o coordenador.

Já no Instituto John Bike o desafio será o desenvolvimento de um novo produto que minimize problemas de locomoção através do uso da bicicleta, meio de transporte cada vez mais comum. “Neste caso fomos convidados a mergulhar nesse universo das bicicletas e desenvolvermos, por meio dos alunos, um veículo para transporte de pessoas idosas, sendo ele movido à pedais e movimentado por uma segunda pessoa, ou seja, tendo o idoso como passageiro”, retrata o desafio.

No projeto em conjunto com a Comim Metalmobile os alunos desenvolverão novos artefatos para o varejo utilizando matérias primas metálicas. “O contato com diferentes materiais, objetivos diversos e demandas com perfis tão distintos faz com que os alunos sejam capacitados também a lidar da melhor forma com o mercado que está para além da Universidade. São diversos projetos em parceria ao longo do curso e essa experiência está entre os diferenciais do nosso egresso, o que é comprovado pela demanda que temos recebido para indicação de profissionais para contratação”, aponta Rieth.

A graduação em Design está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2021. Os alunos que ingressarem no curso já começam a fazer parte da dinâmica de contatos com o mercado e atividades práticas na primeira fase. Os interessados em conhecer a estrutura da Universidade e saber mais sobre as possibilidades oferecidas no curso de Design podem obter informações pelo site unesc.net, no telefone (48) 3431-4500 ou no Whatsapp (48) 99915-0433.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2021 às 16:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito