AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Novo Espaço Cultural destinado a estudos fortalece parcerias entre Hospital São Donato e Unesc

Novo Espaço Cultural destinado a estudos fortalece parcerias entre Hospital São Donato e Unesc
Local foi inaugurado nesta terça-feira (29/12) e servirá para profissionais e acadêmicos aprimorarem seus estudos dentro da Instituição de saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em meio a um período de tamanhos desafios, em especial no que diz respeito à área da saúde, o Hospital São Donato, de Içara, promoveu nesta terça-feira (29/12) a inauguração de uma nova ferramenta de aprimoramento dos trabalhos realizados na instituição de saúde. Trata-se do Espaço Cultural Professor Doutor Geraldo Doneda da Silva, sala onde profissionais do hospital e acadêmicos dos cursos de Medicina ou demais da área da saúde, que lá realizam o período de internato, possam estudar, realizar seminários e discussões de casos.

O homenageado que empresta o nome ao novo espaço, Geraldo Doneda da Silva, atua no Hospital, por meio da Unesc, como supervisor dos estágios de ginecologia e obstetrícia e têm sua história pessoal e profissional intimamente ligada ao São Donato, onde atende há mais de 40 anos.

O espaço disponibilizado pela administração do Hospital oferece uma qualidade ainda maior ao processo de ensino aprendizagem e, conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, fortalece as parcerias já estabelecidas entre as instituições. “A Unesc e o Hospital São Donato são parceiros de longa data e mais uma vez estão juntos em prol do ensino acadêmico e do aprimoramento dos atendimentos em saúde. São ações importantes para o Hospital, para a Universidade e para toda a comunidade regional”, destaca Indianara.

Disponibilizar um local para que professores e acadêmicos da área médica estejam juntos em um espaço apropriado a pesquisas e discussões acadêmicas, para Indianara, é uma ação visionária por parte da administração da instituição. “Digo isto porque desta forma teremos alunos e professores pensando em estratégias que qualifiquem o próprio atendimento do hospital. Isso significa benefícios para todos”, acrescenta.

A sala inaugurada, de acordo com a coordenadora-adjunta do curso de Medicina da Unesc, Leda Soares Brandão, não se mostra apenas visivelmente bonita, mas, também, acolhedora e funcional. “É coisa de primeiro mundo. Tudo muito bem projetado e executado para que seja um excelente espaço a ser bem utilizado por professores e alunos nos momentos em que não estejam em atendimento”, comenta.

O período de aprendizado vivenciado pelo acadêmico dentro do hospital, conforme Leda, é primordial à sua formação médica. “Sabendo disso e tendo no São Donato, na pessoa do administrador Julio De Luca, um parceiro tão aberto a ideias, discussões e sugestões, só temos a agradecer. Tivemos nesta terça-feira mais uma grata surpresa por meio dessa parceria”, destaca Leda.

De acordo com a coordenadora-adjunta, recentemente, também em parceria entre as instituições, foi disponibilizado um dormitório para os acadêmicos que realizam plantões no hospital. O local foi montado em dois contêineres e conta com camas, copa e banheiros.  

Tantas ações em conjunto, de acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, significam muito à formação dos alunos. “Só temos a agradecer por essa troca tão importante entre a Unesc e o Hospital. Temos no São Donato um parceiro irretocável”, acrescenta.

O investimento na montagem da sala de forma a atender as necessidades de profissionais e estudantes, de acordo com o diretor administrativo do Hospital São Donato, Julio De Luca, fortalece os laços com a Unesc. “Temos a certeza de que esse novo espaço qualificará ainda mais os estudos e, logo, os atendimentos, sempre em busca do melhor ao paciente”, acrescenta.

Prestigiaram ainda o evento de inauguração na sede do Hospital, os professores da Unesc Joelson Lemos, Nilvana da Silva Costa da Silva, Sandro Ressler, além da gerente do campus, Mira Dagostin.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de dezembro de 2020 às 14:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário