AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se despede de Ricardo Deibler Zambrano

Unesc se despede de Ricardo Deibler Zambrano
Foram mais de 36 anos dedicados à Universidade; Pai, professor, economista e gestor Ricardo Deibler Zambrano à direita na foto (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A admiração de alunos, professores, funcionários e de toda comunidade representa o significado da perda desta quinta-feira (24/12). Ex-professor, diretor financeiro nos anos 90 e personalidade importante para a construção da Unesc, Ricardo Deibler Zambrano é  mais uma vítima da Covid-19. A despedida está sendo restrita à família, na Capela do Crematório Millenium. 

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a trajetória construída pelo docente será sempre lembrada, assim como seu sorriso e bom-humor contagiante. “Um professor apaixonado pela nossa Universidade. Doou seus melhores dias à Instituição. Nos ensinou muito e aprendeu outro tanto. Um homem bom, do bem, que vibrava com as conquistas e nos enviava mensagens a cada momento de vitória que acompanhava. Agora, seguirá sua trajetória e verá seu legado construído aqui sendo fundamental para a Unesc. Que sua linda e amorosa família siga firme. Obrigado mestre Zambrano”, preza a reitora. 

Inspiração para profissionais entregues à sociedade e professores da Unesc, seus mais de 36  anos de dedicação à Instituição ganham forma nas palavras do amigo, colega docente e aluno da Universidade nos anos 90, Volmar Madeira, que foi representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e sentava à mesa com Zambrano para buscar a melhor decisão em prol da comunidade acadêmica. 

“Ele foi uma pessoa dedicada à Universidade, aos alunos, colegas e era amigo de todos. Seu trabalho influenciou muitas gerações dentro da própria Instituição. Pessoas que aqui estão hoje possivelmente foram alunos dele também. Foi uma carreira marcada pela paixão de ensinar. Não saberia mensurar a gratidão devida ao professor Zambrano. É uma grande perda, de um indivíduo dedicado e amigo de todos”, evidenciou Madeira.

O sorriso, o bom-humor, o empenho e a contagiante forma de ver o mundo são memórias recorrentes a quem descreve sua relação com o professor. E assim ele também foi como economista e pai. “Uma pessoa que sempre foi muito correta, apaixonada pela família. Um pai eterno e amoroso. Um profissional encantado pela arte de ensinar”, lembrou Ricardo Deibler Zambrano Júnior, filho de Zambrano e professor da Unesc.

Mesmo após mais de três décadas lecionando, não deixou de estudar. Em 2019 concluiu seu mestrado em Ciências Ambientais na Universidade, experienciando assim uma vida de quem ensina e também de aprendizados. Na sala de aula, lecionando, deu aulas nos cursos de Gestão, Administração, Ciências Econômicas e Engenharias, estando presente também em momentos pontuais de outros cursos. “Foi um professor dedicado e muito querido, sempre muito educado, cheio de entusiasmo pela vida e pelo que fazia, ou seja, ensinar e se doar, pelos amigos e alunos”, lembrou o docente e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Zambrano deixa a esposa Nadja de Souza Deibler Zambrano; Ricardo Deibler Zambrano Júnior, ex-colaborador da Unesc; Gustavo José Deibler Zambrano, professor dos cursos de Engenharia da Universidade, e Samira Deibler Zambrano.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de dezembro de 2020 às 15:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário