AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Peiex: oportunidade de abrir as portas para o mercado internacional

Peiex: oportunidade de abrir as portas para o mercado internacional
Empresas da região colhem resultados promissores com a qualificação recebida (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo do comércio exterior é desafiador para pequenas, médias e grandes empresas. Dar os primeiros passos e dominar esse cenário pode parecer distante da realidade de muitas organizações, porém está mais perto e dá resultados ainda melhores que o imaginado. Prova disso são as empresas qualificadas pelo Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Unesc, ação oportunizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto vem, desde 2019, capacitando profissionais dentro de empresas de diferentes segmentos para alavancarem suas exportações. O resultado desse trabalho já pode ser visto em diversos dos nucleados que iniciaram um projeto de exportação ou ainda reinventaram ações já iniciadas anteriormente sem tanto êxito.

Na Procer, de Criciúma, os procedimentos que eram feitos ainda de forma lenta foram acelerados e ajustados graças ao acompanhamento dos técnicos do Peiex. A responsável por apresentar o programa à empresa foi a colaboradora Gabrielle Cardoso Machado. Acadêmica do curso de Administração, Gabrielli já tinha conhecimento sobre o projeto e, ao se deparar com a possibilidade de ampliar a atuação da empresa na qual trabalha, não teve dúvidas.

“Trouxe essa ideia para a empresa e foi muita bem aceita. Nós já tínhamos confiança no potencial do produto para a venda no exterior, mas ainda não dominávamos todos os trâmites para colocar em prática da melhor forma. Com a orientação do Peiex conseguimos entender e dominar, de fato, o processo do início ao fim”, esclarece

Os números do crescimento nos negócios, de acordo com Gabrielli, falam por si só. “Tivemos um crescimento de 30% em exportação de 2019 para 2020. Vejo a participação no Programa como imprescindível para esse resultado”, expõe.

A Procer, conforme o gestor do setor de Sucesso do Cliente, Guilherme Almeida Alamini, é pioneira na América Latina na utilização da tecnologia na armazenagem de grãos. “Temos um produto inovador para a área de colheita de grãos. O sistema oferecido conta com solução moderna de temperatura e umidade por meio de sensores com foco em assegurar a secagem e a armazenagem no pós-colheita. É um trabalho que vem sendo aprimorado ano após ano e agora, com o Peiex, dá mais um passo para o objetivo de ser referência na América Latina”, destaca.

Processos aprimorados

Na Natreb, Indústria e Comércio de Máquinas para Cerâmicas, a exportação começou a dar seus primeiros passos há aproximadamente dez anos. Atualmente a empresa vende máquinas para todos os países da América do Sul, além da América Central e negócios na África, trabalho feito sob a condução dos três filhos do fundador da empresa, Nório Valentin Bertan.

Entre os responsáveis por comandar a Natreb está o empresário Maurício Naspolini Bertan. Por meio dele a empresa de Morro da Fumaça recebeu, em 2020, a qualificação gratuita do Peiex. Apesar da inserção no mercado internacional já estar em andamento, conforme Maurício, o apoio do Programa foi de total importância para a segurança e melhor preparação da equipe interna para os desafios inerentes à exportação.

“Nós já tínhamos algum conhecimento até pela experiência de alguns anos nesse ramo, mas sempre contando com assessorias externas. Atualmente temos um setor responsável por esse serviço dentro da empresa e posso dizer que todas as etapas do Peiex foram aproveitadas por cada um com muito aprendizado”, destaca Maurício, que acrescenta que o aprimoramento e a mudança de processos foram grandes diferenciais para o setor que deve colher frutos do aprendizado já nos próximos anos.

Satisfação pelo compartilhamento de conhecimento

Conversar com as empresas conveniadas ao Peiex e perceber que estão aptas a trilharem seus caminhos no mercado internacional de forma segura e promissora, para o coordenador do Programa na Unesc, Julio Cesar Zilli, dá sentido ao trabalho realizado diariamente pela equipe.

“Por meio da Apex Brasil nós temos a oportunidade de oferecer essa qualificação de forma gratuita para as empresas da região. Já são mais de 90 conveniados, sendo que muitos destes já colhem os frutos positivos da participação Programa”, destaca.

Entre as histórias conhecidas e transformadas ao longo do projeto, que iniciou de forma oficial em novembro de 2019, conforme Julio Cesar, estão cases inspiradores. “Temos inúmeros casos de aprimoramento no processo de exportação ou de início do zero nos quais já há muito a comemorar. São empresas que estão exportando para os mais variados países e até com representantes e centros de distribuição fora do país. Histórias promissoras que ganharam um empurrãozinho com a qualificação do Peiex”, completou.

Desta forma, de acordo com o monitor do Peiex Criciúma, Valdir Scarduelli Neto, o Programa e a Universidade cumprem o papel de oferecer conhecimento em prol do desenvolvimento de toda a região. “Montamos uma metodologia para transmitir esse conhecimento por meio de seis módulos. Ao final do processo entregamos um Plano de Exportação para um mercado específico da empresa e a partir daí acompanhamos o sucesso que se desdobra”, pontuou.

O Peiex é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições de ensino ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas, assim como a Unesc, são responsáveis pela aplicação da metodologia do Programa na qualificação de empresas por todo o Brasil ao utilizar a expertise de profissionais especialistas em comércio exterior na orientação junto aos empresários sobre caminhos mais adequados para o mercado externo.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2020 às 17:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário