AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Serviço de teletriagem da Unesc será ampliado em parceria com o Município de Urussanga

Serviço de teletriagem da Unesc será ampliado em parceria com o Município de Urussanga
Atendimento virtual para orientações está disponível para toda a região; em Urussanga médicos estarão disponíveis para atender a população para encaminhamentos mais avançados (Foto: Arquivo) Mais imagens

O projeto SOS Unesc – Covid -19, ação que oferece teletriagem gratuita à comunidade, ganha reforço neste momento no qual a região sofre com a chegada de um segundo pico da pandemia. Em funcionamento desde março, o serviço contará com ampliação especial em Urussanga, município que será parceiro da Instituição para melhor atendimento de seus cidadãos. A partir da parceria, os pacientes que procurarem orientações por meio do SOS Unesc, caso tenham sintomas e relatos de maior gravidade conforme os protocolos, serão automaticamente encaminhados para a telemedicina direto com médicos contratados pela Secretaria de Saúde do Município.

No serviço de teletriagem oferecido ao longo de todo o ano pela Unesc, pacientes que tenham dúvidas sobre o contágio ou precisem de esclarecimentos sobre quais atitudes devem tomar diante dos sintomas que apresentam podem entrar em contato por meio da plataforma Whatsapp. De forma simples os pacientes respondem uma triagem automatizada e são atendidos, na segunda etapa do processo, por residentes da área da saúde da Unesc.

Já em Urussanga, a partir da parceria estabelecida com a Unesc, a comunidade terá a possibilidade de receber uma terceira etapa de atendimento, desta vez com um médico plantonista do Município. Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, essa possibilidade se dá a partir de proposta da Universidade como forma de enfrentamento ao momento delicado que se apresenta.

Nos casos em que não for necessário o encaminhamento para o médico plantonista do município ou no caso de pacientes oriundos dos demais municípios da região Carbonífera, de acordo com Gisele, o encaminhamento dado pelos profissionais em saúde da Universidade será feito com recomendações de isolamento social ou encaminhamento para os locais de atendimento de acordo com cada município, seja para Unidades Básicas de Saúde ou Centros de Triagem.

A proposta, conforme Gisele, é de união de forças e utilização da expertise técnica e humana da Unesc em prol do combate à pandemia. “Nossos profissionais estão preparados para oferecer respostas e, de forma segura, orientar os pacientes sobre como proceder diante de cada situação. Nosso foco é evitar ao máximo as aglomerações nos locais de atendimento. Entendemos que uma informação segura transmitida de forma virtual pode acalmar o paciente e evitar que, em busca desse atendimento, ele acabe se contaminando”, acrescenta.

Conforme evidencia a secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanelatto, a teleconsulta é segura, principalmente no que diz respeito ao distanciamento entre as pessoas, e eficaz. “Neste atendimento é possível identificar sintomas, por meio de uma conversa com o paciente ou até o envio de vídeos, por exemplo, e, assim, identificar a necessidade de cada um, com um nível de resolutividade bastante significativo. Em Urussanga, vamos ter esse atendimento após os horários das unidades básicas e nos finais de semana. O objetivo é dar maior cobertura médica à população. Essa parceria entre o município e a Unesc só veio a afirmar que cada vez mais precisamos trabalhar em conjunto”, pontua.

Para os demais municípios da Amrec não haverá telemedicina, somente teletriagem orientada pela Unesc.

O atendimento pode ser acessado pelo contato (48) 9 9183-8663, no Whatsapp. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 08:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário