AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Inova Jovem Unesc conhece equipes vencedoras

Inova Jovem Unesc conhece equipes vencedoras
Projetos finalistas foram apresentados e avaliados na noite desta terça-feira de forma virtual (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Estudantes de escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de mergulhar no universo do empreendedorismo e da inovação ao longo das últimas semanas. Eles participaram da primeira edição do programa Inova Jovem Unesc, ação realizada pela Universidade em parceria com a Junior Achievement. Na noite desta terça-feira (3/11) as dez equipes finalistas do projeto apresentaram suas ideias inovadoras com foco na educação e, após avaliação feita por jurados convidados, foram escolhidos e anunciados os destaques da ação.

Os grandes vencedores da noite foram as equipes Brilhantes Mentes, do Cedup Abílio Paulo; NewGen Leaders (NGL), da Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, de Urussanga; e InovaTec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

As apresentações e os anúncios foram realizados de forma virtual, pelo Google Meet, em evento apresentado pelo assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann. Os integrantes da equipe vencedora receberão bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada um, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que despontaram em segundo e terceiro lugar, serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Além das escolas que tiveram grupos entre os vencedores estiveram entre os finalistas ainda a Escola de Educação Básica Luiz Tramontin, o Colégio Unesc, o Colégio Marista Criciúma, a escola Eng Sebastião Toledo dos Santos e a Escola Estadual de Ensino Médio Élio de Farias Matos.

Acompanharam ainda a apresentação das propostas e a premiação, a pró-reitora de Planejamento e Institucional Gisele Coelho Lopes, e o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Evânio Ramos Nicoleit.

Capacitação para aflorar as ideias

Para formularem suas ideias, com foco na resolução de problemas e materialização de projetos sustentáveis e escaláveis, os estudantes participaram de qualificações voltadas à temática. Foram atividades individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria, jornada de inovação, tudo de forma online, até que chegasse o grande dia, estar terça-feira (3/11), momento no qual cada equipe contou com três minutos exatos para apresentação e venda das suas propostas.

Os jurados convidados pela Unesc e pela Junior Achievement, Evandro Badin; Jonatha Manique Barreto; Milena Rosa; Rodrigo Barichello e Thiago Francisco, todos com trajetória ligada ao empreendedorismo e à inovação, ouviram atentos e puderam fazer questionamentos a cada equipe para definirem suas notas.

Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, responsável por revelar os grandes vencedores, as propostas apresentadas foram fantásticas e atingiram o nível encontrado em ações de estudantes de graduação e até egressos, o que representa que os participantes, ainda cursando o Ensino Médio, já estão à frente.

“Foi fantástico o movimento que vivenciamos nessas semanas e principalmente hoje. A participação dos estudantes, das escolas, dos mentores, dos jurados, foi tudo incrível. Temos que agradecer a todos vocês, participantes, pelo nível que tivemos hoje. Isso faz com que todo o esforço seja válido”, comentou.

Para a jurada Milena da Rosa, da Schneider Eletric, apesar de ter iniciado a proposta imaginando que seriam apresentadas propostas de alto nível, o resultado mostrado pelos estudantes foi ainda melhor que a expectativa. “É impressionante ver como estão conectados com toda essa rede e com a educação. Tenho certeza de que o conteúdo que levou esses participantes até aqui ajudou não só no projeto em si, mas para a vida de cada um”, destacou.

Também encantado com o nível das apresentações do Inova Jovem, o diretor executivo da Junior Achievement, Evandro Badin, fez questão de destacar que a missão do projeto foi alcançada: inspirar e preparar no sentido mais amplo das palavras, ou seja, para vida e para o mercado. “Quando idealizamos esse trabalho foi pensando em vocês, estudantes, em passar um conteúdo que muitas vezes não chega até o aluno lá na escola. Este é um projeto muito prazeroso e que merece o empenho de todos. Para as equipes a ação não termina aqui. Ela continua na geração de ideia, em novas discussões, nas possibilidades de incubação e, principalmente, na continuidade dos estudos e trabalhos sobre a temática”, completou Badin.

Conquista comemorada

Amanda Sá dos Santos, responsável por apresentar o Pitch, a rápida apresentação da proposta, da equipe vencedora, cravou sua explanação apenas dois segundos antes do tempo final, de três minutos. Em uma apresentação segura e eficiente, a estudante conseguiu transmitir o potencial da ideia formulada pela equipe e colaborou com a vitória do grupo.

Para ela, que vibrou e se emocionou com a conquista do primeiro lugar, o momento significou uma quebra de barreiras. “Anos atrás eu jamais conseguiria sentar em frente a um computador e me apresentar dessa forma. Só posso agradecer a Deus, a minha equipe que trabalhou unida do início ao fim, à minha família, a Junior Achievement e à Unesc pela oportunidade. Gratidão é a palavra”, frisou, acompanhada da colega e companheira de equipe, Renata Dagostim Laurindo.

Quem as acompanhou de perto na jornada pelo aprendizado sobre empreendedorismo e inovação foi o professor Felipe Torquato Vieira. Para ele, a vitória foi motivo de orgulho. “Elas foram muito dedicadas e fizeram por merecer. Eu apenas as acompanhei e dei pequenas instruções, sendo as duas as grandes protagonistas”, observou.

As equipes vencedoras:

1º lugar

Brilhantes Mentes - Cedup Abílio Paulo

Renata Dagostim Laurindo

Amanda Sá dos Santos

Felipe Torquato Vieira

2º lugar

NewGen Leaders (NGL) - EEB Caetano Bez Batti

Lívia Pillon Teixeira

Eduarda Comin

Cecilia Garrido Silvestrini

Isis Morais

Lucca Crema Bressan

3º lugar

InovaTec – IFSC Criciúma

Luciana Oliveira Gonçalves

Caroline Rosso

Orlando Gonnelli Netto

Samira Dagostim Oenning

Valério de Medeiros Neto

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de novembro de 2020 às 20:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário