AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc promove Semana da Pessoa Com Deficiência no formato virtual

Unesc promove Semana da Pessoa Com Deficiência no formato virtual
Evento é proposto anualmente na Universidade, e aborda assuntos necessários para dar visibilidade à pessoa com deficiência (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

Com o intuito de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate, a Unesc promove a partir de segunda-feira (21/9) a Semana da Pessoa Com Deficiência. Em sua 4ª edição, até sexta-feira (25/9), o evento virtual promove diálogos sobre políticas públicas, direitos, medicalização, inclusão, educação inclusiva e muitos outros temas. 

Proposta pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação), a Semana tem relação com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro. Conforme a assistente social do Centro, Priscila Schacht Cardozo, o evento se faz pontual diante do cenário de dificuldades encontrado pela pessoa com deficiência. “A data marca uma busca por visibilidade para a pessoa com deficiência. Ainda vivemos em uma sociedade de discriminação deste indivíduo, seja pelo coitadismo, pela caracterização de especial, barreiras de acessibilidade e até de atitudes”, explica. 

Para avançar nesses aspectos de convívio e oportunizar qualidade de vida, a profissional destaca a importância de se propor espaços de visibilidade. “Assim construiremos uma sociedade inclusiva, mostrando que estas pessoas existem e têm seus direitos como qualquer outro cidadão”, frisa. “Estes avanços se conquistam no coletivo, trocando informações, conhecendo o desconhecido e aprendendo lhe dar. A Unesc, no seu compromisso com a comunidade, institucionaliza a Semana da Pessoa com Deficiência para fomentar reflexões e debates sobre este assunto”, conclui. 

Na Universidade, por meio de políticas públicas municipais, estudantes com deficiência têm bolsa integral para buscar a profissionalização e a inclusão no mercado do trabalho. A inscrição para a Semana pode ser feita com um simples cadastro. Os links serão enviados nos dias anteriores ao evento. 

A Semana tem o apoio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina), CODEC (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e ANFIBRO (Associação Nacional de Fibromiálgicos).

Confira a programação: 

Segunda-feira (21/9) 

19 horas: A importância do controle social para a garantia de direitos da pessoa com deficiência. Participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma-SC.

Terça-feira 

8h30: Avaliação biopsicossocial da deficiência.
14 horas: Fibromialgia e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
17 horas: A patologização e a medicalização da infância: problematizando as dificuldades escolares.

Quarta-feira (23/9) 

8h30: O papel do RH na inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho. 
11 horas: Grupo de escuta para pessoas com fibromialgia.

Quinta-feira (25/9)

10 horas: Os direitos das pessoas ostomizadas.
17 horas: A trajetória escolar da pessoa com deficiência: discutindo a inclusão na escola.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de setembro de 2020 às 15:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário