AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Espaço Cultural Toque de Arte abre exposição “Reminiscências Poéticas”

Espaço Cultural Toque de Arte abre exposição “Reminiscências Poéticas”
Obras do artista José Carlos da Rocha ficarão em evidência no hall do Bloco Administrativo até 24 de outubro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi aberta de forma oficial, na noite desta terça-feira (15/9), a 129ª exposição do Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”. Realizada por meio de transmissão virtual, a abertura da exposição “Reminiscências Poéticas”, do artista José Carlos da Rocha contou com um bate papo entre profissionais da área. As obras ficarão expostas na Instituição até o dia 24 de outubro e de forma virtual por tempo indeterminado.

Composta por imagens e objetos dispostos no hall do Bloco Administrativo da Universidade, a exposição foi aprovada no Edital N. 076/2020 com a temática: “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”. Ela pertence ao Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural "Toque de Arte" UNESC contemplado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019.

A curadoria das obras expostas foi feita por Amalhene Baesso Reddig, Ana Zavadil e Daniele Zacarão, tendo como mediadora cultural a profissional Alice Meis. Além das curadoras, da mediadora e do artista responsável pelas obras, a mesa de honra da abertura virtual da exposição foi composta ainda pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

A oportunidade de estar entre os artistas que fazem parte da história do Espaço Cultural Toque de Arte, em especial no momento em que este celebra os 20 anos, para José, significa uma honra. Conforme ele, as obras retratam trechos da sua infância vivida em Criciúma. “Esse trabalho surgiu pelo desejo de voltar ao mundo das artes e resgatar minhas lembranças afetivas. Essa foi a maneira encontrada para me expressar e ressignificar esses momentos. É um prazer compartilhar esse processo artístico. Espero que apreciem sem moderação”, destacou na abertura realizada na noite desta terça-feira.

Além de permanecer exposta para contemplação de quem passar pelo campus da Unesc, a exposição poderá ser conferida também por meio de dois vídeos preparados pelo Setor de Arte e Cultura em parceria com a Unesc TV e disponíveis no YouTube no canal Cultura Unesc. O Setor preparou ainda materiais educativos para distribuição em escolas, já que não serão realizadas as tradicionais visitações das turmas à exposição diante da situação pandêmica.

Conforme Amalhene, todos precisaram se adaptar de forma urgente e o setor de Cultura não é diferente, pois precisou de um grande empenho para colocar em prática o projeto em formatos diferenciados. “Invertemos todo o processo para que isso fosse possível. Com todo o cuidado e com toda a expertise da TV Unesc levaremos a exposição para a casa das pessoas e chegaremos até as escolas para que muitas outras pessoas possam acessar a exposição incrível e radiante do José”, destacou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura.

A abertura virtual da exposição, transmitida pela Unesc TV no YouTube, pode ser assistida aqui:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário