AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos da Unesc podem participar do projeto Sigma

Alunos da Unesc podem participar do projeto Sigma
Nivelamento de Matemática Básica e Física é oferecido gratuitamente pela Instituição (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos dos mais diversos cursos da Unesc podem contar com um grande aliado no estudo da Matemática e da Física. O projeto Sistema Integrado de Gestão de Monitoria Acadêmica (Sigma), oferece suporte ao processo de aprendizagem destas disciplinas, por meio de monitoria (neste momento, apenas online) oferecida por professores e acadêmicos da Universidade. Os interessados em participar das atividades no segundo semestre de 2020, podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail sigma@unesc.net.  

Idealizado pela professora do curso de Matemática da Unesc, Viviane Raupp Nunes de Araújo, o Sigma saiu do papel em outubro de 2019, inicialmente apenas para alunos dos cursos de Engenharia. Mas devido a demanda de alunos de outros cursos da Universidade, a professora conta que a Diretoria de Ensino de Graduação resolveu ampliar o Sigma mais graduações. “O projeto foi expandido para os cursos de Licenciatura em Matemática e em Física e em 2020, estamos estendendo o projeto para alunos que tenham Matemática Básica e Física nos seus currículos, para que eles possam também ser beneficiados com monitorias para tirar dúvidas”, explica a professora.

As atividades do Sigma recebem apoio da Empresa Júnior do curso de Matemática (Promat Júnior), dos professores da Unesc Márcio Just e Leandro Neckel, que respondem pela produção e seleção dos materiais digitais de Física, e dos bolsistas Gian Carlos da Silva (aluno do curso de Matemática) e Fillipy Machado Silveira (estudante do curso de Física).

Segundo Silva, o intuito é colaborar para que os estudantes da Universidade possam aproveitar da melhor maneira a grade curricular de seus cursos. “Percebemos que se os estudantes não tiverem os conceitos básicos destas disciplinas, vão apresentando dificuldades ao longo do curso. Por isso, o projeto dá suporte e acolhe este acadêmico para que ele aumente suas chances de sucesso nas disciplinas e no curso. O Sigma é um grande diferencial que a Unesc oferece para seus alunos”, comenta.

Silva explica que o projeto visa criar espaços integrados com materiais digitais em uma Plataforma Virtual de Aprendizagem. Assim, os acadêmicos possuem encontros em salas virtuais de reuniões com os bolsistas do projeto, orientados pelos professores responsáveis por cada disciplina. “O cronograma dessas monitorias de nivelamento é organizado todo o semestre para atender o maior número de alunos possível, inclusive, aos sábados à tarde. Além disso, na Plataforma Moodle, os alunos têm acesso a vídeo aulas produzidas pelos bolsistas e os professores orientadores, além de materiais que visam auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem”, revela.

Para o segundo semestre de 2020, o projeto Sigma vai atender os estudantes da Unesc às segundas e quartas-feiras, das 17 às 19 horas e aos sábados das 14 às 16 horas, inicialmente, de maneira virtual. Os encontros presenciais dependerão matriz sanitária da região.

Nas monitorias online, o estudante tem a possibilidade de revisar conteúdos e solucionar dúvidas relacionadas aos conceitos de Matemática Básica e Física I. No Moodle, ele terá acesso a vídeo aulas, material de apoio como listas de exercícios resolvidas e comentadas, cadernos de estudos pedagógicos, entre outros.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de setembro de 2020 às 13:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário