AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

A Química e a relação dos pacientes com Covid-19 é debatido com alunos do Colégio Unesc

A Química e a relação dos pacientes com Covid-19 é debatido com alunos do Colégio Unesc
Aula especial para turma do Ensino Médio ocorreu na manhã desta terça-feira Mais imagens

Os estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Unesc puderam ampliar o conhecimento na disciplina de Química durante uma aula especial. Na manhã desta terça-feira (25/8), os alunos conheceram mais sobre “A Química e a relação dos pacientes com Covid- 19, interligados pelo conhecimento do exame de Gasometria”, durante a aula com a participação da professora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Tereza Brasil Zanini e do professor de Fisioterapia da Universidade, Eduardo Ghisi Victor.

Durante a sua explanação, Maria Tereza parabenizou o Colégio Unesc pela iniciativa de integrar disciplinas e agregar saberes que vão além do ensino. A professora falou sobre coleta para análise de gases sanguíneos e explicou como deve ser o procedimento. Abordou ainda a importância das diversas profissões da área da saúde e da realização de procedimentos pelos profissionais capacitados para tal.  

Já o professor, explicou sobre o exame de gasometria e da importância dele para a tomada de decisão dentro do ambiente de UTI, por exemplo. Ghisi explicou como o exame é realizado e como o seu resultado ajuda na definição do tipo de tratamento que será dado ao paciente com Covid-19 ou outras síndromes respiratórias.

A professora de Química do Colégio Unesc, Michele Coral Dutra, explica que na disciplina, conceitos como equilíbrio químico e pH são estudados de forma isolada sem que o aluno perceba a importância desse conhecimento no mundo que nos cerca. “O exame de gasometria é um importante parâmetro para controlar o nível de oxigenação nos respiradores dos pacientes com Covid-19. E nesse exame são analisados o pH sanguíneo e o estado de alcalose ou acidose do paciente, bem como o equilíbrio dos gases sanguíneos como CO2 e O2. Com a palestra dos professores/profissionais da saúde foi possível mostrar para os alunos como a Química está presente na área da saúde e atualidade, proporcionando uma compreensão contextualizada dos conteúdos de Química da segunda série do Ensino Médio”.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, salienta a importância da participação dos professores na aula diferenciada e da parceria com os cursos de Fisioterapia e Enfermagem nesta ação. “A articulação entre as áreas do conhecimento é de extrema importância para que os conteúdos vistos em sala de aula sejam ressignificados e contribuam para que os alunos articulem a teoria e a prática”, comenta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2020 às 15:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário