AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Plano que norteará o desenvolvimento regional é oficialmente iniciado em evento virtual promovido pela Unesc

Plano que norteará o desenvolvimento regional é oficialmente iniciado em evento virtual promovido pela Unesc
Universidade trabalhará junto aos 12 municípios da Amrec na formulação de plano estratégico (Fotos: Agcom Unesc) Mais imagens

Foi dada a largada oficial, na noite desta quarta-feira (5/8), ao Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec em parceria com a Unesc. De forma virtual, a Universidade reuniu suas lideranças, seu time de pesquisadores que estará engajado na formulação do plano estratégico, assim como os prefeitos dos 12 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e lideranças políticas e empresariais da região. O evento transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e prestigiado por mais de 1,6 mil pessoas marca o início de um processo que promete entrar para a história do Sul Catarinense.

O início da concretização deste projeto, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é resultado de um trabalho que já vem sendo plantado há bastante tempo, por lideranças regionais  e neste momento se torna real pelo esforço conjunto. “Esse momento se consolida pela sensibilidade dos nossos gestores públicos municipais que, em tempos tão desafiadores e repletos de situações complexas, tem a clareza e a sabedoria para planejar os caminhos futuros da nossa região”, salientou.

Ao longo dos próximos meses a Universidade, por meio de pelo menos dez pesquisadores, trabalhará em debates e pesquisas junto as equipes de todas as prefeituras em um processo que conta com 20 encontros, divididos em sete etapas de trabalho organizadas de forma clara. Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, já a partir do próximo dia 11 de agosto será iniciado o cronograma de encontros com as equipes de cada município, nos quais será iniciado o processo de apresentação de dados já coletados e analisados como pré-diagnóstico a ser aprofundado ao longo dos trabalhos.
No webinar de lançamento da ação os professores doutores que coordenam o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação, Thiago Rocha Fabris e Melissa Watanabe, tiveram a oportunidade de apresentar alguns dados regionais como a projeção de crescimento da população de PIB até 2030 para a Amrec, além de paralelos com macrotendências mundiais que levantam a reflexão sobre as formas pelas quais seria possível aproximá-las em prol do desenvolvimento.

O trabalho, conforme Thiago, será dividido nos quatro momentos de: Diagnóstico, Setores-chaves e eixos e objetivos estratégicos, Projetos estratégicos e Modelo de Governança, todos com número de encontros e datas pré-definidas. Diante do cenário imposto pela pandemia, por tempo indeterminado os encontros serão realizados de forma virtual.

A equipe engajada na proposta e apresentada no webinar é formada pelos profissionais Melissa Watanabe, Thiago Fabris, Igor Drudi, Camila Bardini, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, Sebastião Freitas, Alexandre Alves, Roberto M. Spolidoro e Yasushi Shima.

Além da participação dos pesquisadores e das equipes de cada município, conforme Gisele, o Plano contará com contribuições da comunidade por meio de uma Consulta Pública online. Ela pode ser acessada no link.

Uma nova Amrec

O empenho da Unesc em prol da formulação do Plano, conforme a reitora da Instituição, é e será imensurável ao longo dos próximos meses. O trabalho, de acordo com a reitora, já foi iniciado com a pesquisa sobre todo o cenário da região, apresentada de forma breve nesta noite, aprofundada nos encontros com cada um dos municípios. “Hoje nossa equipe apresentou a metodologia desenvolvida para elaboração do Plano de Desenvolvimento, cuidadosamente pensada com estratégias próprias para o momento que estamos vivendo. Nossos encontros não serão presenciais, mas serão plenos de desejo de construir um importante documento com projetos estratégicos que nos conduzam nos anos seguintes. Assim é a nossa Unesc, dedicada em prol da região que amamos”, salientou Luciane.

Os protagonistas do momento, de acordo com Luciane, serão os 12 municípios por unirem forças por um planejamento concreto e que deixará legado.

Para o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, as falas da noite desta quarta-feira, comprovam o grande potencial existente na região e a ideia de que o Plano de Desenvolvimento servirá como ferramenta de extrema importância para os próximos anos. 

“Não há nenhuma região que consiga crescer de forma organizada e sustentável sem um planejamento forte. Junto da Unesc, a qual temos muito respeito ao seu potencial, assim como ao seu quadro de profissionais técnicos e pesquisadores que estarão engajados nesse plano, não temos dúvidas de que construiremos um marco histórico. Penso que teremos uma região Sul até 2020 e outra região Sul de 2021 para frente”, destacou.

O evento desta quarta-feira contou ainda com a participação do presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Moacir Dagostim. do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli; dos deputados Ada De Luca, Luciane Carminatti, Luiz Fernando Vampiro, Daniel Freitas, Ricardo Ghidi, além dos senadores Jorginho Melo e Esperidião Amim.

O evento completo, com a participação de cada um dos prefeitos e convidados, além da apresentação de dados pode ser acessado no canal da Unesc TV no YouTube neste link.
 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2020 às 23:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário