AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc Araranguá promove diálogo sobre o Movimento Nacional ODS

Unesc Araranguá promove diálogo sobre o Movimento Nacional ODS
Momento contou com a expertise de Katiane Vieira e Fernando Barbosa dos Santos (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina é uma iniciativa social constituída por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Na quinta-feira (30/7), a Unesc Araranguá, em parceria com a Weber Empreendimentos, prefeitura municipal e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul), promoveu o diálogo “O impacto dos ODS na sociedade pós-pandemia”. 

O momento contou com a expertise da escritora, palestrante, empreendedora social e coordenadora adjunta geral do Movimento, Katiane Vieira, e do coordenador adjunto de mobilização estadual do Movimento Nacional ODS SC e coordenador da iniciativa em Criciúma, Fernando Barbosa dos Santos. 

A gestora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, chamou a atenção para a importância deste tema e sua relevância na construção do futuro. “É um assunto meu, seu, de todos. Devemos fazer a diferença em nosso planeta diariamente, em casa, no trabalho, onde for. Agradeço a todos que aceitaram fazer a construção deste momento coletivo, tenho certeza de que terá coisas positivas”, afirmou. 

O que são os ODS? 


Katiane explica que os ODS são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas), que envolvem questões de desenvolvimento social e econômico, como pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Estes compromissos da são da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Somos um grupo de pessoas e de instituições que assumiram o protagonismo deste objetivo. É um trabalho voluntário, feito com muito amor, cheio de pessoas que querem mudar o mundo”, evidenciou. 

Santos lembrou que esta iniciativa teve origem com os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), com o objetivo de reduzir a pobreza extrema, em uma série de oito objetivos. “É um movimento que vem desempenhando um importante papel, com a ideia de mostrar que este movimento é realidade e já se faz presente perto de nós”, frisou. 

No decorrer do evento, Izabel sugeriu a criação de um grupo para direcionar o pensamento sobre ODS no Extremo Sul de Santa Catarina. Os palestrantes também contextualizaram os assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos por apenas 1% da população brasileira. 

A ONU disponibiliza uma cartilha para esclarecer mais sobre o assunto. Clique aqui para conhecer. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 18:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário