AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mundo pós-pandemia pede profissionais diferenciados na área de Administração

Mundo pós-pandemia pede profissionais diferenciados na área de Administração
Flexibilidade, resiliência e adaptabilidade devem fazer parte das características dos profissionais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa buscar nos profissionais.

A realidade atual, trouxe consigo novas configurações de negócios, que devem ser observadas. Questões como a ampliação da cultura digital, colaboração, propósito da marca e trabalho remoto estão ainda mais presentes e pedem profissionais com um outro olhar. Segundo os Coordenadores do curso de Administração da Unesc, Edson Ribeiro e Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hyperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

E trazendo para a realidade da Administração, como seriam as características que o profissional deve ter para atuar neste "novo mundo"? O coordenador do curso de Administração da Unesc, Edson Firmino e coordenador adjunto do curso, Thiago Francisco citam alguns:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos que para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Um curso em constante atualização  

O administrador é um profissional com diversas possibilidades de atuação e necessário em diferentes setores corporativos. A profissão foi regulamentada no Brasil em 1965 e na Unesc, o curso existe há 45 anos. A carreira exige constante atualização e é exatamente isso que o curso da Unesc faz: segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Os coordenadores do curso de Administração da Unesc elencam os principais diferenciais oferecidos aos estudantes:

Práticas Gerenciais – práticas profissionais na quais os alunos desenvolvem, por meio de estudos de caso, metodologias e estratégias efetivas de aprendizagem, uma série de trabalhos autônomos em empresas da região e com casos reais. Ocorre da quarta a oitava fase.

Consultoria Empresarial – nas fases finais do curso, a disciplina de Consultoria Empresarial oferece ao futuro administrador a possibilidade de desenvolver, com a orientação de professores da Universidade, um projeto de intervenção prático, simulando uma atividade de consultoria. Com isso, o estudante vivencia problemas reais e as metodologias da consultoria, além de desenvolver competências sócio emocionais.

Qualificação dos professores – o quadro de professores do curso é composto por mestres e doutores em sua maioria. Vários dos professores atuam nos segmentos-chave do processo de formação do bacharel em Administração e em conceitos emergentes na área: inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores do curso da Unesc têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Preocupação com a qualidade – além de bom projeto pedagógico, com competências que se alinham ao contexto da gestão 4.0 e da gestão corporativa contemporânea, tem cuidado específico com os indicadors do Exame Nacional da Desempenho de Estudantes (Enade) e do Ministério da Educação.

Os coordenadores chamam a atenção ainda para o fato de boa parte dos empreendedores de sucesso na região serem egressos do curso de Administração da Unesc, assim como profissionais que são referências em gestão corporativa no Sul e no Extremo Sul catarinense.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no segundo semestre de 2020, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 14:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário