AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Direitos humanos e relações trabalhistas pautam evento internacional na Unesc

Direitos humanos e relações trabalhistas pautam evento internacional na Unesc
2º Diálogo Latino Americano Sobre Direitos Humanos e Sociedade foi promovido via Google Meet (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Os direitos fundamentais trabalhistas foram colocados em evidência na tarde desta quarta-feira (8/7). Com participação de pesquisadores da Argentina, México e Brasil, o 2º Diálogo Latino Americano Sobre Direitos Humanos e Sociedade propôs conversas sobre o tema “direitos humanos e relações laborais”. 

Contribuíram para a discussão o juiz titular do trabalho no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), doutor Rodrigo Goldschmidt, que falou em nome da Unesc; o doutor Guillermo Luevano Bustamante, da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi), e a doutora Beatriz Rajland, da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi). Conforme o coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Reginaldo de Souza Vieira, foram registradas participações de ao menos 10 programas de pós-graduação, além de outros pesquisadores, estudantes, professores e profissionais. 

Para o pesquisador e coordenador do Grupo de Trabalhos CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciencias Sociais), Lucas Machado Fagundes, o cenário apresentado pelo coronavírus torna a discussão ainda mais rica. “É uma temática extremamente relevante, em um contexto agravado pelas circunstâncias da pandemia. Este é o segundo Diálogos, após um primeiro evento bastante frutífero. Considero mais uma importante iniciativa de nosso Programa de Pós-Graduação”, afirmou 

Dentro do contexto mundial, segundo Vieira, fatores como desemprego, desproteção trabalhista e flexibilizações ocasionam inseguranças para o trabalhador, em aspectos de saúde e pertencimento. Potencializando estes elementos, as políticas públicas também contribuem para a depredação das relações de trabalho, tornando encontros como este necessários. “O objetivo é analisar este cenário, principalmente dentro de um ambiente em rede, com diversos programas de pós-graduação contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas que possam instrumentar o fortalecimento da protração trabalhistas e das relações existentes neste contexto. É um tema atual para a sociedade e que tem pautado os diálogos dentro de pesquisas do Direito”, explica.

O evento foi promovido em uma parceria do PPGD; CLACSO; Mestrado em Direitos Humanos da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi), e Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Ao longo de 2020, outras atividades já foram desenvolvidas entre as instituições de ensino, e outras serão propostas, com universidades de toda a América Latina. Questões indígenas, de democracia, saúde e natureza estão em estudo.



O coordenador do PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, também esteve presente.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de julho de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário