AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Referência na área de saúde mental participa de live do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc

Referência na área de saúde mental participa de live do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc
Professor doutor Paulo Amarante conversou com estudantes, professores e profissionais nesta terça-feira Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCol) da Unesc recebeu o maior nome da saúde mental no Brasil, Paulo Amarante, para uma live, na noite desta terça-feira (7/7). O professor doutor abordou o tema “Saúde Mental em tempos de pandemia: Que lições aprendemos e que mudanças queremos”, em um evento com a participação de estudantes, professores e profissionais da região.

O debate teve a mediação da professora do PPGSCol, Fabiane Fabris e de uma das coordenadoras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Dipaula Minotto. Esta foi o primeiro evento do ciclo de palestras do PPGSCol, com o tema geral “Covid-19: Gestão da informação para a tomada de decisão em tempos de pandemia”.

Amarante é uma das maiores referências nacionais e internacionais da reforma psiquiátrica e maior nome da saúde mental no país. É médico psiquiatra, doutor em Saúde Pública, pesquisador voluntário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Segundo ele, a pandemia mobilizou uma grande quantidade de autores da área da saúde a escrever sobre o tema. “A Covid-19 gerou um movimento novo ao pensamento internacional, às pessoas que pensam a sociedade de maneira crítica. Uma coisa tão pequena que não conseguimos ver a olho nu, mexeu na economia, na vida familiar, nas relações, em tudo”, comenta.

Dentro deste contexto, o pesquisador afirma ser importante que os profissionais da saúde repensem conceitos como saúde mental e da nossa relação com a natureza: nos últimos anos tem aumentado a frequência das epidemias e o ressurgimento de doenças. “O coronavírus é o rei das questões que se coloca agora. Sendo ou não ocasionado por desequilíbrios ecológicos causados pelo homem, o maior dos devastadores da Terra, esse vírus nos traz uma série de reflexões, sobre relações humanas, sobre organização do poder, economia, das hegemonias políticas, de todas as organizações e estruturas que temos na sociedade e a relação com a natureza. É importante estarmos atentos a isso tudo quando falamos em saúde mental da população na atualidade”, salienta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de julho de 2020 às 14:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário