AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos

Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos
São aproximadamente 3 mil profissionais formados nestas quatro décadas e meia (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos de existência nesta terça-feira (30/6), com uma história construída pela formação humana, responsável e de excelência. São aproximadamente 3 mil profissionais formados, com inserção superior a 98% no mercado de trabalho, conforme dados da secretaria do curso.

Desde a sua fundação, em 1975, a graduação desenvolve um importante papel na comunidade Sul catarinense, por meio de uma sólida formação em contabilidade e uma visão humana da sociedade. “O curso é comprometido com a entrega de bacharéis que primam pela responsabilidade técnica e social, e em função disso foi reconhecido por sua excelência, recebendo o conceito máximo do MEC (Ministério da Educação). O reconhecimento foi conquistado após uma avaliação presencial da organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado e infraestrutura moderna”, destaca a coordenadora do curso Milla Guimarães.

Contabilistas se tornam importantes aliados diante da pandemia

O momento socioeconômico e político evidencia a importância da profissão, e os contadores tornaram-se imprescindíveis para o planejamento e controle das organizações neste momento de pandemia e crise econômica. “Este período é crítico e desafiador para todas as pessoas físicas ou jurídicas. Diante destes fatos, o contador torna-se crucial para orientar os gestores e empresários nas decisões, e minimizar os efeitos da pandemia nos negócios. Medidas emergenciais, atenção às legislações, relações trabalhistas, impostos, normatização das atividades consideradas essenciais, fomento e concessão de crédito e outras tantas demandas imprescindíveis podem ser executadas por este profissional”, explica o coordenador adjunto Manoel Vilsonei Menegali.

Na Unesc, o curso tem se destacado em trabalhar nas diversas frentes, levando os acadêmicos a enxergar o mercado em uma visão macro. Hoje, mantém uma estrutura que garante a prática em todos os aspectos. O Centro de Práticas Contábeis propicia o melhor aprendizado e desempenho de cada estudante, oferecendo subsídios para a prática da contabilidade. O espaço é estruturado com 108 computadores, onde os alunos trabalham situações semelhantes ao mercado com os softwares utilizados por grande parte das empresas da área privada e pública.

Além desses diferenciais, outras vivências incentivam a aproximação com o mercado, como projetos de pesquisa e extensão, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, uma

parceria com a Receita Federal, o Balcão de Oportunidades Contábeis, viagens de estudo, mostras e salão de iniciação científica, exposições, desafios do conhecimento, processo interdisciplinar orientado além de ações sociais, como Imposto de Renda na Praça, Contabilidade Solidária, Ciclo de Investimento Social, Gincanas Recreativas, Contabilizando Natal e o Contabilizando Saúde.

Trajetória do curso de Ciências Contábeis

Criado em 1975, pela Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), o curso nasceu como uma resposta às demandas sociais do Sul de Santa Catarina, com o objetivo de atender a carência de profissionais qualificados para atuar nas organizações empresariais, serviços contábeis e outros setores.

Antes de ser creditado como Ciências Contábeis, a graduação estava inserida na ESCCA (Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas), criada por meio do Decreto nº 75.920/75 e reconhecida pela Portaria Ministerial nº 198/1980.

Matrículas abertas

O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência em uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem vestibular.

As matrículas podem ser feitas por meio do contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2020 às 17:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito