AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Roda de conversa reúne representantes de museus da região

Roda de conversa reúne representantes de museus da região
Iniciativa do Museu da Infância da Unesc ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Desafios em comum dos museus do Sul e do Extremo Sul catarinense, acessibilidade e inclusão foram assuntos abordados na noite desta sexta-feira (22/5), durante uma roda de conversa em alusão a 18ª Semana Nacional de Museus. O evento, organizado pelo Museu da Infância da Unesc, teve a participação de profissionais da cultura, professores e estudantes.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5). Em 2020, ocorreu de 18 a 24 de maio e teve como tema norteador das atividades “Museus para a Igualdade: Diversidade e inclusão”. Cada instituição museológica realizou atividades de maneira online, devido ao distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19. Dentre os objetivos da Semana Nacional estão promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade.

Na roda de conversa promovida pelo Museu da Infância da Unesc participaram o Museu Histórico Augusto Casagrande (Criciúma), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski (Unesc), o Museu Histórico Lourenço Manente (Turvo) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Orleans).

Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora do Museu da Infância da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, que também contou a história do local e falou sobre a proposta de ser um museu sem paredes e que acompanhe quem passa pelo campus da Universidade. Sobre o evento online desta sexta-feira, Amalhene afirmou se tratar de um diálogo que irá aproximar mais ainda as instituições museológicas da região. “ Nós todos estamos aqui para trocar experiências e compartilhar ideias. Vamos sair dessa solidão museal e trocar mais experiências. Temos muitos desafios em comum e podemos colaborar mais”, convida.

Durante o encontro, o coordenador do Museu Augusto Casagrande, Realdo Medeiros, deu a notícia aos participantes da roda de conversa de que a partir do dia 25 de maio, o local irá voltar a abrir as portas, garantindo a observação de todas as normas de segurança para este período e atendendo mediante agendamento prévio. Medeiros também apresentou o museu, que fica em uma casa que completa 100 anos em 2020. Levantou ainda o fato de os museus catarinenses ainda serem pouco acessíveis e falou das medidas adotadas pelo Museu Augusto Casagrande poder receber melhor pessoas com limitações físicas. “ Que o encontro de hoje seja o início de vários para que a gente se aproxime e consiga pensar e trabalhar mais junto”, comentou.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski reforçou a importância do encontro desta sexta-feira e contou um pouco sobre a experiência do local durante a pandemia. “Trabalhamos em uma proposta de tornar o espaço mais acessível. Disponibilizamos vídeos com a história do museu e dois audiolivros animados com o objetivo de fazer com que o público se interesse mais pela literatura e também possa explorar o museu. Estamos fazendo também lives com a presença dos mascotes. Já que as crianças e os seus professores não estão vindo ao Museu, o museu está indo até eles”.

A diretora de Turismo de Turvo, Janaina Nicolete Pedro, falou sobre o Museu Histórico Lourenço Manente, e as dificuldades enfrentadas, como a da digitalização do acervo. Já a coordenadora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, Valdirene Böger Dorigon comentou sobre a preocupação do local em trazer pessoas com deficiência para conhecer o acervo do museu e com as atividades após a Covid-19.

O evento teve ainda a participação da professora de Biologia Marinha da UFSC, Gisela Costa Ribeiro, que é curadora há 30 anos do acervo de animais marinhos da universidade e propôs um diálogo com o Museu de Zoologia da Unesc.

Contato dos museus

Museu Histórico Lourenço Manente culturaeturismo@turvo.sc.gov.br
Museu da Infância da Unesc museudainfancia@unesc.net
Museu de Zoologia da Unesc museudezoologia@unesc.net
Museu Augusto Casagrande f.culturalcriciuma@gmail.com
Museu ao Ar Livre Princesa Izabel museuaoarlivre@unibave.net

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2020 às 21:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito