AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc cria plano de contingência para auxiliar estudantes frente aos impactos financeiros do coronavírus

Unesc cria plano de contingência para auxiliar estudantes frente aos impactos financeiros do coronavírus
Medidas preveem a flexibilização de mensalidades durante o período de quarentena e outras ações para assegurar a permanência dos alunos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Ciente de seu papel e responsabilidades como comunitária, a Unesc vem tomando frente com diversas ações desde a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, sobretudo na região Sul. Entre trabalhos como informações diárias, confecção de máscaras para agentes de saúde, produção de álcool em gel para a comunidade, apoio psicológico e o sistema de teletriagem referenciada, a Unesc, neste domingo (29/3), veio a público comunicar-se com a comunidade acadêmica a respeito dos impactos financeiros projetados. Em vídeo, a reitora Luciane Bisognin Ceretta direcionou o pronunciamento aos mais de 13 mil alunos. 



De casa, a gestora da Instituição reitera a importância de ouvir a aqueles de expertise sobre a pandemia que é enfrentada e afirma que a Universidade seguirá, de forma segura, zelando pela qualidade de vida das pessoas diante destes desafios. “Vivemos tempos difíceis, e que não estavam planejados por ninguém. Por isso, peço a vocês, nossos estudantes, sabedoria, equilíbrio e resiliência, para que juntos possamos conduzir com responsabilidades nossas ações e decisões. Não mediremos esforços para encontrar soluções que atendam a aqueles que são nosso maior patrimônio: nossos estudantes”, enaltece. 

Diariamente, a Unesc impacta de forma direta a vida de 15 mil pessoas em seu campus. Para além de seus muros, por meio do ensino, pesquisa, extensão e serviços oferecidos à comunidade em parcerias de apoio a prefeituras, quase um milhão de pessoas da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região) tem suas vidas tocadas pela Universidade.

Criada pelo município de Criciúma, a Universidade não é pública. Sua existência e suas ações são subsidiadas em 98% pelas mensalidades. De seus 13 mil estudantes, 85% são auxiliados com algum tipo de bolsa de estudos, sendo que 55% são subsidiados com recursos da própria universidade. A Instituição também mantém o Restaurante Universitário, importante critério de permanência para o estudante.”A Universidade é grande e sólida, é verdade, mas também sente o impacto do momento vivido. Estamos todos do mesmo lado. Por isso, devemos ser confiantes e abertos ao diálogo. A equipe de gestão está focada e comprometida na elaboração do um plano de contingência, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. Buscaremos a sustentabilidade de nossa Instituição, para proteger todos que nela depositam sua confiança”, afirma Luciane.

A proposta, ainda em elaboração, deverá flexibilizar o que for possível das mensalidades de abril, maio e junho. Para o mês de março, com pagamento previsto para abril, não será estipulado juros para casos em atraso decorrentes do impacto do abalo econômico, desde que justificados. Nenhuma penalidade por débitos com a Universidade será executada, garantindo a continuidade dos estudos nos próximos meses e semestre, desde que justificados por conta do impacto econômico. “Aproveitamos o momento para solicitar apoio às nossas ações, junto aos órgãos públicos nas esferas estaduais e federais. Defenderemos a atitude de adiantamento dos recursos do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e o pensamento de um novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), explica a reitora.

A Universidade estudará cada caso apresentado pelos estudantes. Para isso, criou um comitê financeiro que receberá as solicitações dos estudantes e analisará, de acordo com a especificidade de cada um. 

Tecnologia proporcionará a continuidade das aulas

Um dos mais importantes eixos do desenvolvimento da região é a educação. Medidas, por meio da tecnologia, já estão concretizadas e em fase de implementação para as aulas seguirem.  “Há 52 anos a Unesc oferece ensino de excelência. Pedimos que sigam confiando em nossa expertise. A tecnologia e a inovação estão presentes em nosso DNA e refletidas em todas as áreas do conhecimento. Transformaremos este desafio em uma grande oportunidade de vivenciarmos uma experiência única, segura e que manterá a qualidade atestada pelo MEC (Ministério da Educação) com nota máxima”, destaca Luciane. 

Os dias de aula suspensos serão retomados, sem prejuízo ao calendário acadêmico, no mês de julho. A previsão de retorno é o dia 20 de abril. A decisão é assegurada em acordo entre Universidade e estudante e regulamentada pelo MEC, que prevê um plano pedagógico com até 20% de carga horária de forma semipresencial ou por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), prevista também no contrato dos serviços educacionais dos estudantes.

“Finalizo reafirmando que a Universidade está aberta ao diálogo, das mais diferentes formas. Agradecemos o respeito, a consideração e o carinho que estamos recebendo diariamente de nossos estudantes. É isso que confere sentido ao desafio de estar à frente de uma grande Universidade como é a Unesc, sobretudo em tempos tão difíceis. Reitero nosso compromisso e solidariedade a todos, não faltarão esforços para sairmos deste momento fortalecidos”, finaliza a reitora.

Acadêmicos reconhecem suporte 

O aluno de Odontologia e vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Guilherme Strelow, reconhece o período de dificuldades que se apresenta e reafirma a confiança na gestão. “O período é difícil, além de atenção à saúde terá impactos negativos na economia. Sabendo disso, o estudante precisará de todo o apoio necessário. Temos a consciência de que este suporte será dado e que a gestão não medirá esforços para a permanência estudantil. Quem estuda na Unesc sabe da preocupação e responsabilidade desta Instituição para com seus acadêmicos”, afirma

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 12:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário