AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Primeira semana de quarentena: Relembre os fatos mais importantes dos últimos dias e as orientações que estão mantidas

Primeira semana de quarentena: Relembre os fatos mais importantes dos últimos dias e as orientações que estão mantidas
Ao longo dos dias Unesc oferece serviços em apoio à comunidade no combate à Covid-19 (Foto: Mayara Cardoso Mais imagens

A partir do decreto assinado pelo governador do estado, Carlos Moisés, na última terça-feira (17/3), Santa Catarina está oficialmente em situação de emergência com o objetivo de prevenir e enfrentar a Convid-19, pandemia que se espalha por todo o mundo. Com as recomendações do decreto, já na última quarta-feira (18/3) o cenário no estado e na região já se transformou. Comércio de portas fechadas, empresas trabalhando em regime de home office, preparação de estruturas de saúde e orientações expressas de isolamento social foram, e continuam sendo, as ordens do momento. As recomendações foram reiteradas em novo decreto nesta semana e são válidas até a próxima terça-feira (31/3).

Na Unesc, antes mesmo do decreto as aulas já haviam sido suspensas. Seguindo a definição do governo, no entanto, todas as atividades foram suspensas no campus a partir da data de publicação do documento. Apesar disso, mesmo com trabalho em regime diferenciado para proteção dos colaboradores, a Instituição segue em constante atividade com foco na utilização de sua expertise nas mais variadas áreas para o apoio ao combate do coronavírus.

Um dos trabalhos implantados e ampliados nos dias de quarentena é o Unesc Informa Covid-19, ação da Agência de Comunicação da Unesc, que trabalha ao longo de todos os dias na produção de conteúdo multimídia para orientação da comunidade.

Entre as informações mais importantes destacas ao longo deste período estão as orientações sobre as principais formas de prevenção ao vírus. Conforme a médica do trabalho da Unesc, Mariana Macarini, todas as recomendações repassadas desde o início da pandemia devem ser mantidas e, inclusive, ampliadas com o passar dos dias:

Confira as orientações para os trabalhadores em serviços essenciais e pessoas que tenham eventual necessidade extrema de sair de casa:

  1. Tente se proteger usando roupas compridas;
  2. Prefira os sapatos fechados;
  3. Evite usar adornos;
  4. Prenda os cabelos;
  5. Limpe os calçados com álcool 70% ou com pano umedecido com sabão antes de guarda-los;
  6. Lave muito bem as mãos após manusear quaisquer objetos;
  7. Tente usar o viva voz no telefone para não levar o aparelho perto da boca;
  8. Não toque os olhos, o nariz e a boca;
  9. Mantenha o local arejado;
  10. Fique a uma distância mínima de um metro de outras pessoas;
  11. Não compartilhe objetos pessoais;
  12. Oriente as pessoas a seu redor a ficarem em isolamento em caso de sintomas gripais.

Destas orientações, as seguintes são especiais para quem permanece em quarentena em casa:

  1. Lave muito bem as mãos após manusear quaisquer objetos;
  2. Tente usar o viva voz no telefone para não levar o aparelho perto da boca;
  3. Não toque os olhos, o nariz e a boca;
  4. Mantenha o local arejado;
  5. Não compartilhe objetos pessoais;
  6. Oriente as pessoas a seu redor a ficarem em isolamento em caso de sintomas gripais.

Confira vídeo produzido pela Unesc TV sobre o assunto:

Conte com o SOS Unesc – Covid -19

Já está à disposição da comunidade o serviço SOS Unesc Covid-19. Ele funciona como teletriagem atendendo pacientes por meio da plataforma Whatsapp e pode ser procurado em caso de dúvidas sobre a melhor forma de proceder diante da situação ou questionamentos sobre sintomas e qual serviço procurar.

A ação é uma iniciativa da Unesc com apoio do curso de Medicina e do Programa de Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde da Instituição. No total são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da área da saúde e 24 professores médicos à disposição do programa.

Para acessar o serviço basta adicionar o contato (48) 9 9183-8663 no celular e iniciar uma conversa no aplicativo Whatsapp. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Entenda o serviço passo a passo:

1. Adicione o telefone (48) 99183-8663 como contato em seu aparelho de celular como SOS Covid-19

2. Digite “Oi” para iniciar o atendimento

3. Neste momento você receberá uma mensagem eletrônica e deverá preencher seus dados

4. Se não você não estiver com algum sintoma ou sinal de contaminação, o sistema emitirá o protocolo e encerrará o caso

5. Caso você sinalize a presença de ao menos um sinal ou sintoma de Covid-19 o sistema o encaminhará para um residente. Esse profissional fará sua avaliação e orientará para que permaneça eu casa ou que seja encaminhado à um dos médicos do SOS Unesc Covid-19.

6. O médico de plantão confere a avaliação feita pelo residente e orienta para que você fique em casa ou o encaminha ao serviço de saúde do município.

7. Caso a orientação final seja para que fique em casa, o serviço do SOS Unesc Covid-19 será monitorado todos os dias também por meio do Whatsapp.

Produção de utensílios essenciais para o atendimento

Além do atendimento especial pela teletriagem e as informações transmitidas a todo momento, a Unesc também colabora no combate à Covid-19 de outras formas práticas, entre elas a produção de álcool gel 70%, por meio do curso de Farmácia, que já foram doados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e ao programa Consultório na Rua.

Além disso, o curso de Design da Universidade trabalha na produção de protetores faciais para os acadêmicos e profissionais que atuam na linha de frente na área da saúde.

Informação com credibilidade

Em meio a tantas notícias, inclusive falsas e com brincadeiras de mau gosto, é importante que as pessoas estejam bem informadas sobre a situação. Para estar por dentro das principais orientações e informações, relembre os conteúdos já explorados pela Agência de Comunicação da Unesc e siga acompanhando a página especial em constante atualização: www.unesc.net/coroavirus.

Serviços essenciais que podem continuar em atividade:

Ao completarmos uma semana desde o início da chamada quarentena relembre aqui os serviços que são considerados essenciais, conforme decreto do governo do Estado, e, desta forma, podem continuar em atividade neste período.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de março de 2020 às 10:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário