AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Diabete e coronavírus: saiba quais os riscos

Diabete e coronavírus: saiba quais os riscos
Professor da Unesc, endocrinologista Daniel Meller Dal Toé esclarece orientações para pacientes diabéticos (Foto: Reprodução) Mais imagens

Se a quarentena e os cuidados com a saúde são importantes para toda a população, para aqueles que pertencem ao grupo de risco, a necessidade de voltar 100% das atenções à prevenção é essencial. É o caso dos diabéticos, grupo que, conforme o professor da Unesc, endocrinologista Daniel Meller Dal Toé, tem o alerta aceso para os cuidados diante da pandemia do Covid-19. A necessidade de cuidados redobrados com tais pacientes, de acordo com o médico, se dá pelo maior risco nas patologias do coração e das infecções em geral, como o caso do qual viral importante sob a qual estão expostos neste momento de pandemia.

De acordo com Daniel, as defesas do corpo do paciente diabético estão mais suscetíveis por diversos motivos, tendo em vista que a doença afeta inúmeros sistemas do corpo. Diante dessa realidade, para o médico, só há uma opção, o controle redobrado nos cuidados e na rotina.

O médico é enfático ao dizer que a situação precisa ser encarada com atenção por pacientes e familiares, com foco no melhor controle possível em dias de quarentena. “Sabemos que muitos pacientes ainda que vão relaxando, deixam a medicação para amanhã, aderem de forma pior ao tratamento. Com isso, aumentam os riscos de problema e chegam, em uma complicação como essa do coronavírus, com a glicose muito elevada ao hospital e isso é muito grave nessa situação”, enfatiza.

De acordo com o endocrinologista, os estudos anteriores ao Covid-19 mostram que o risco de agravamento na necessidade de hospitalizado em uma situação extrema como a relatada é muito maior. Para evitar que os casos se compliquem, conforme Daniel, a orientação é, mais do que nunca, manter a disciplina. “Disciplina para fazer teste, monitorar a glicose antes das refeições, não ousar muito na alimentação, beber bastante líquido, se preservar”, orienta.

Confira as informações completas sobre o tema no vídeo produzido pela Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de março de 2020 às 08:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário