AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc emite nota oficial sobre Covid 19 - coronavírus

Unesc emite nota oficial sobre Covid 19 - coronavírus
Lavar bem as mãos, evitar aglomerações e utilizar álcool gel são as principais recomendações do grupo (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Atenta à epidemia do Covid-19 (coronavírus), a Unesc montou uma Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção para atuar no campus e enviou um comunicado à comunidade acadêmica. Representantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), estiveram reunidos nesta quinta-feira (12/3), para tratar de ações que visam evitar o possível contágio. O Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, e vigilância epidemiológica também participaram do encontro.

“Não é momento de alarde. Estamos preparados para a prevenção e se, por ventura, tivermos casos confirmados, estamos preparados para aplicar o protocolo. Essa ação da Unesc é fundamental, este é o caminho para evitarmos a doença”, explica Casagrande.

Universidade disponibiliza álcool em gel e transfere eventos fechados

De acordo com a equipe, nos próximos dias, serão colocados em todo o campus, centenas de dispensers de álcool gel, mas o cuidado é individual. Recomenda-se a todos os colaboradores, e acadêmicos, lavar bem as mãos, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, evitar cumprimentos com toque e aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e manter os ambientes ventilados. “Vamos disponibilizar álcool em gel em todos os espaços da universidade e nosso alunos e colaboradores serão orientados a utilizá-los. Estamos preparados para as medidas necessárias de prevenção e proteção, se for o caso. Solicitamos à comunidade acadêmica, cautela e observação constante”, comenta a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta

Preocupada com a transmissão do vírus em ambientes fechados, a partir de segunda-feira, (16/3), a Universidade irá transferir todos os eventos como palestras, reuniões, simpósios, e a partir sexta sexta-feira (13/3), a instituição irá iniciar a campanha “Prevenção é a melhor forma de proteção”. O evento deste sábado, Open Campus está mantido.

Sintomas e cuidados

De acordo com a vigilância epidemiológica do município, a transmissão do vírus só ocorre quando é apresentado os sintomas, tais como, febre, cansaço e tosse seca. Pode se apresentar ainda, dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas se apresentam de 2 a 14 dias após o contágio, o chamado período de incubação. Pessoas que estiveram em viagens ou tiveram contato com pacientes que apresentarem os sintomas devem ficar em alerta durante o período de incubação. Em casos de suspeita, procurar uma unidade de saúde.

Aulas estão mantidas

As aulas estão mantidas na universidade. Recomenda-se que os professores e alunos mantenham as janelas abertas e os ambientes bem arejados. A universidade salienta que continuará atenda às recomendações do MS e OMS.

NOTA OFICAL

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc comunica que está acompanhando junto da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, todas as informações relacionadas ao avanço do coronavírus. Preocupada com a saúde e a proteção da comunidade interna, a instituição afirma que está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para a preservação dos seus alunos e colaboradores.

Foi instalada uma Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção, que reúne integrantes da Reitoria, Clínicas Integradas, Cipa e Sesmt, e que irão atuar, a partir desta sexta-feira (13/3), com ações de prevenção dentro do Campus, como instalação de dispensers de álcool gel e a divulgação da campanha “Prevenção é a melhor forma de proteção”. A comissão, presidida pela professora Dra. Maria Inês da Rosa, coordenadora do curso de Medicina da Unesc, conta ainda com a participação de médicos infectologistas ligados ao curso.

Neste momento, seguindo as orientações do MS e OMS ainda não há necessidade de suspensão das aulas. A Unesc, assegura que a comissão temporária de acompanhamento e prevenção do coronavírus acompanhará a situação mundial, nacional e local para atualizarmos estas medidas. No momento, as recomendações são as seguintes:

- Intensificar a higienização das mãos com sabão, detergente e/ou álcool em gel e bastante água;

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca e/ou usar lenço de papel,

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;

- Manter os ambientes arejados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);

- Não compartilhar copos, xícaras, garrafas de água, alimentos, etc.;

- Suspensão de atividades em auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas, eventos, shows, palestras, seminários etc.; (O evento deste sábado, Open Campus está MANTIDO)

- Professores, funcionários e alunos que retornarem de viagem para países com área de transmissão local, ou histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias e apresentarem pelo menos três sintomas (tosse, febre, falta de ar ou dificuldade para respirar) devem procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência, preferencialmente ir à unidade de saúde com uso de máscara.

- Professores, funcionários e alunos que retornarem de viagens internacionais de países com área de transmissão local, ou histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias e não apresentarem sintomas citados acima, deverão afastar-se por sete dias.

Agradecemos compreensão e a colaboração de todos!
 

Paula Darós - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 11:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário