AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação
Ela escolheu Letras – Língua Portuguesa e multiplicou sua paixão pela leitura e escrita (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Em meio aos mais de 70 jovens egressos da Unesc, cabelos grisalhos e um grande sorriso chamaram a atenção no palco do AM Master Hall, na noite de sexta-feira, 15. Dona Edna Gaidzinski Bastos, aos 77 anos, contagiou os formandos com sua energia positiva e a alegria da conquista. Paralelo à cerimônia, outros 70 concluintes também comemoraram este momento em uma colação de grau especial no Auditório Ruy Hülse, na universidade.

Mãe de cinco, avó de 12 e bisavó de quatro, ela concluiu sua primeira graduação, em Letras – Língua Portuguesa. “Quando jovem a educação não era acessível. Para frequentar o ginásio, a segunda metade do ensino fundamental, eu e meus irmãos nos deslocamos para Porto Alegre. A vida passou, os filhos chegaram e o tempo foi dedicado aos cuidados de casa”, contou.

Apesar da maternidade, a egressa nunca deixou de buscar conhecimento. Estudou em casa junto aos filhos e apaixonou-se pela leitura. O habito passou a fazer parte de seus dias, tanto que em 1997 foi convidada a ser cofundadora da Academia Criciumense de Letras (ACLe). 17 anos depois, em 2014, ela ingressou na Unesc para concluir mais um objetivo de sua vida. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. A Universidade proporciona momentos marcantes para toda a vida. Com calma e sem pressa, vivenciei estes momentos, a cultura pulsante e a extraordinária sensação de pertencimento presente neste espaço”, destacou.

Ao longo destes seis anos, segundo Edna, a paixão pela leitura se multiplicou. Incentivada pela família, já pensa em iniciar uma próxima graduação. “Quando subi ao palco um sentimento de grande alegria tomou conta de mim. Somando isso aos dias apaixonantes vividos na Instituição, o amor que tenho pela leitura e o fascínio pela escrita, logo estarei novamente nestes corredores, aprendendo nas salas de aula e visitando quase que diariamente a Biblioteca Professor Eurico Back”, confidencializou.

Noite de Formaturas

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências 

Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais. O evento foi presidido pelo vice-reitor, Daniel Prevê.

No AM Master Hall, a colação de grau festiva graduou concluintes de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia. Os certificados de conclusão do curso superior foram entregues pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 13:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário