AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região
Durante graduação, alunos participam de projetos que trabalham criatividade e conhecimento técnico (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc inicia 2020 repaginado. Os acadêmicos poderão vivenciar novas experiências e agregar ainda mais conhecimento em seu processo de formação. As novidades giram em torno da atualização da matriz curricular, que ganhou novas disciplinas para a aproximação cada vez maior com o mercado e com cursos de áreas afins da Universidade. Além disso, o Design ampliará as parcerias com o setor produtivo, dando ainda mais oportunidades de projetos que trabalham a criatividade e o conhecimento técnico.

A partir do primeiro semestre de 2020, os calouros e veteranos do curso vão participar do núcleo Indústria Criativa, que tem como objetivo conciliar a flexibilidade com a excelência na formação profissional. Por meio de ações e aulas diferenciadas, ela irá trabalhar a capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação; o conhecimento do setor produtivo, visão do mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais.

Além disso, na Indústria Criativa, os acadêmicos irão desenvolver pesquisa científica e tecnológica objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual. A nova matriz curricular agregou disciplinas como “História e Estética do Design”, “Composição Gráfica”, “Imagens Digitais”, “Arte, Design e Sociedade”, “Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual”, “Biônica e Ecodesign”, “Branding”, “UX Experiência do Usuário” e “Design Social”. E traz ainda outra novidade: a interação dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e de Artes Visuais, com os acadêmicos e professores dos dois cursos interagindo em espaços como salas de aula e laboratórios.

O curso, com oito anos de vida, já havia passado por adequações em sua matriz em 2015 e 2017. Em 2018, o processo de criação da nova matriz teve início e contou com a participação de estudantes e professores. Com a atualização, a partir de 2020, o curso se tornou mais atrativo economicamente. Segundo o coordenador do curso de Design, João Rieth, o novo projeto parte da observação das mudanças do mercado e das carreiras e do feedback das empresas, incluindo as que o curso tem parceria na realização de projetos e desafios aos acadêmicos.

“Percebemos a ampliação da área de atuação do profissional e construímos coletivamente, uma matriz curricular mais flexível e atual, propondo uma integração entre os cursos de Design e Artes Visuais e com disciplinas nas áreas de artes e gráfica. O foco continuará sendo design de produtos, mas o profissional formado pela Unesc terá uma abordagem mais ampla, incluindo a comunicação visual e os recursos digitais”, afirma Rieth.

Parcerias fortalecidas e ampliadas


Um dos diferenciais do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc são as parcerias com empresas de diversos segmentos da indústria, o que possibilita novas experiências e aprendizados aos acadêmicos – além de oportunidades de estágio nas empresas.

A parceria mais antiga do curso começou há sete anos com a Ceusa Revestimentos Cerâmicos – hoje pertencente ao Grupo Duratex – para a realização do projeto Talentos. Nele, os acadêmicos da Unesc são desafiados a criarem um projeto inovador na área de cerâmica. Além desta área, ao longo dos oito anos de vida, o curso da Unesc já deu oportunidade aos seus alunos de participarem de concursos nacionais e internacionais e desafios propostos por empresas que desenvolvem produtos como embalagem, calçados e móveis, além de cooperativas de agricultura familiar e serviços de saúde.

Para 2020, a coordenação do curso já alinhavou novas parcerias com fabricantes de chocolates e de calçados especiais, além da participação das fornecedoras de insumos para o setor cerâmico, Icon e Esmalglass no projeto Talentos. “A participação nos desafios ajuda os acadêmicos a olharem o mercado sob outra ótica e terem uma importante experiência prática. As parcerias geram inovação”, comenta Rieth.

O professor do curso de Design da Unesc, Maico Carlos Vieira é prova do quanto a interlocução entre Universidade e setor produtivo têm benefícios para os envolvidos. Egresso do curso de Artes Visuais da Instituição, Vieira conseguiu uma oportunidade na multinacional Esmalglass, fornecedora de matérias-primas para o setor cerâmico, a partir de uma visita que o seu curso fez à empresa.

Vieira é colaborador da Esmalglass há nove anos e afirma que o contato dos estudantes com empresas de diversos ramos auxilia os acadêmicos a conhecerem a realidade do mercado e a saberem mais sobre as diferentes áreas de atuação do designer de produtos. Além disso, o professor salienta que a possibilidade de os alunos participarem de desafios e realizarem estágios é um diferencial importante para a formação profissional. E profissionais bem preparados e diferenciados é o que o mercado quer.

Experiências internacionais


Na Unesc, os alunos do Design – ênfase em Projeto de Produtos podem ter experiências internacionais, e, inclusive, a dupla titulação. A partir do convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, em 2015, os alunos do curso poderão ter o diploma da universidade brasileira e da instituição argentina. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação. Dessa maneira, os alunos do curso de Design da Unesc podem cursar dois semestres em Avellaneda e os acadêmicos da instituição da Argentina também podem fazer parte do curso na Unesc. Na universidade argentina, o curso oferecido segue os conceitos básicos das escolas alemãs de Design, de objetividade e de funcionalidade.

Lançamento de livro internacional

O curso de Design vai promover no dia 19 de março, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2020 de uma maneira especial. O evento, que também será aberto a estudantes e profissionais de áreas afins, vai contar com o lançamento do livro “Biônica e Design”. A obra produzida na Itália, conta com a participação de designers e arquitetos de todo o mundo e a Unesc irá abrigar o seu primeiro lançamento no Brasil.

A obra em italiano, conta com 30 relatos de profissionais sobre experiências e estudos relacionados a biônica no design, no Centro de Pesquisas do Instituto Europeu de Design de Milão. Entre os autores do livro, está o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth.

Gostou das novidades do Design? Venha fazer parte do curso em 2020. Saiba como  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de fevereiro de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário