AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mostra de trabalhos científicos movimenta curso de Ciências Contábeis

Mostra de trabalhos científicos movimenta curso de Ciências Contábeis
Mais imagens

Finanças pessoais, formação de preço na indústria e no varejo, turnover, economia no setor público e muitos outros temas compuseram os trabalhos apresentados na manhã deste sábado na VIII Mostra Científica de Projetos Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento reuniu mais de 60 alunos, além de professores do curso, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sócio Econômico, da Unesc, o PPGDS.

Os temas de estudos foram apresentados em poster, que passaram pela análise de dois avaliadores externos do PPGDS e também pelos professores do curso.

Os participantes são acadêmicos da oitava fase, que estão na fase de preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. O coordenador da disciplina de projeto, professor Leonel Luiz Pereira, explica que o evento, que já está na oitava edição, traz vários resultados práticos para o acadêmico. “O projeto aproxima o aluno da pesquisa e também da apresentação e defesa do seu artigo no final do curso, proporcionando uma vivência prática da postura, organização do trabalho, bem como orientação para esta atividade no semestre de conclusão do curso”, analisa.

Ao todo 60 trabalhos foram apresentados, onde os acadêmicos têm a oportunidade de receber o feedback  dos examinadores externos, colhendo instruções e dicas de como melhorar ainda mais a proposta. No caso do acadêmico Mateus Marangoni Kestering, o projeto são as finanças pessoais. Presente na vida de todos, a temática também é uma das bases no curso. “Independente de ser rico ou pobre, as finanças pessoais estão presentes na vida de todas as pessoas. Ao longo do curso aprendemos muito sobre esse tema, principalmente no que tange às empresas. E eu sempre procurei levar para a minha vida, fazendo planejamento do que eu tenho para gastar e como posso gastar”, destaca Mateus, que pretende dar seguimento à ideia fazendo uma pesquisa entre os colegas de curso.

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, salientou que a atividade promove uma relação extremamente importante entre pesquisa, prática e teoria, por meio da consolidação de projetos que se transformarão em TTCs. “Gostaria de salientar a importância de todo o movimento que o curso de Ciências Contábeis vem fazendo ao longo do tempo, como revisão da matriz curricular, inserção de elementos ligados à inovação curricular e pedagógica, que é um grande movimento institucional e o curso tem se engajado nesta ideia de modernizar a sua matriz de formação acadêmica e isso nos deixa muito estimulados ao ver isso acontecer”, destacou. Montedo ressaltou também a união entre o curso e a área de pesquisa, consolidada através da parceria com o PPGDS. “Percebemos elementos importantes da estruturação do trabalho, que fica melhor construído e apresentado”, observa.

O coordenador da atividade, professor do curso de Ciências Contábeis e integrante do PPGDS, Sílvio Parodi Oliveira Camilo, destaca a qualidade dos trabalhos de conclusão, que têm impressionado outros professores da universidade que compõem as bancas de TCC. “Tudo isso representa a evolução e um sinal de que há uma maturidade científica nos estudantes de Ciências Contábeis e isso nós precisamos valorizar”, salientou.

A coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, destaca a importância do projeto sob diversas áreas, mas sobretudo na aplicação prática do estudo no último semestre do curso e aplicando toda a metodologia científica nestes trabalhos de conclusão de curso. “Todo esse trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão que temos no curso é para construir um egresso melhor. Porque a nossa região merece e demanda por contadores qualificados, competentes, não só para o exercício profissional, mas também para o exercício da cidadania”, salientou.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2019 às 19:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário