AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil
Obra baseada em conto africano foi totalmente ilustrada pela aluna do Colégio Unesc, Julía Zilli (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Comemorado na última semana, o Dia da Consciência Negra ganhou programação especial na Unesc. Coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB) da Unesc, o evento traz o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, e ocorre nesta quarta-feira (27), no auditório Ruy Hulse.

Após a dança de abertura, intitulada “Consciência Negra” e executada pelas integrantes do grupo de dança do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, o evento trouxe o lançamento do livro ilustrado “A nova casa da Água”. Ilustrado pela aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Júlia da Luz Zilli, a obra retrata um conto de origem africana, que relata a criação do mundo e o posicionamento das águas na Terra e da Lua e do Sol nos céus. “É a construção do universo pela visão de outros povos”, colocou a estudante a estudante.

Para produzir o livro, ela pesquisou histórias infantis que oferecessem representatividade para as crianças, mas teve dificuldade no processo. “Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, todas estas histórias que nós já conhecemos não trazem representatividade, e eu queria algo diferente, fora do que todos conhecem”, relatou a artista.

Ela procurou, então, a professora Nórmélia Lalau de Freitas. “Eu sabia que a professora tinha muitos livros sobre o assunto e que poderia me guiar no processo de escolha, e ela então me apresentou diversos contos africanos, e acabei selecionando este por ser uma história simples, mas ao mesmo tempo muito lúdica”, disse Júlia.

O livro foi ilustrado em aquarela. “Foi tudo muito rápido, mas sem esquecer do estudo e dos testes de desenho”, relembrou. Júlia buscou finalizar o livro com cores suaves e desenhos leves para melhor entendimento da história. “Eu fiz as ilustrações com um toque lúdico, para que os professores pudessem utilizar o livro em sala de aula com as crianças”, acrescentou a estudante.

Debater desde cedo

O Dia da Consciência Negra do NEAB busca possibilitar o debate sobre assuntos étnico-raciais entre os acadêmicos da Unesc e alunos do Colégio Unesc. “Sabemos que é necessário abordar estes temas com os pequenos, pois assim a semente do debate e potencializamos a consciência sobre assuntos étnico-raciais desde cedo”, explicou a coordenadora do NEAB, professora Normélia Ondina Lalau de Freitas.

Uma exposição com os trabalhos com a temática realizados pelos alunos do Colégio Unesc durante o ano letivo de 2019 está montada na entrada do auditório Ruy Hulse. “Sabemos que os professores do Colégio desenvolveram atividades que abordaram a cultura afro-brasileira, religiões de matriz africana, comunidades quilombolas, entre outros temas que acendem o debate ainda na fase de alfabetização”, completou Normélia. O Dia da Consciência Negra segue durante a noite desta quarta-feira.

Confira o cronograma do Dia da Consciência Negra do NEAB:

Até 28/11 – Exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc – Hall da Reitoria;

27/11 (19h15) – Apresentação Cultural – Grupo de dança do 2º ano do Ensino Fundamental Colégio Unesc;

27/11 (19h30) – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, mesa redonda com os acadêmicos, comunidade e convidados: Edsoul, Alex Gabriel e Prof. Dr. Wagner Miqueias.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2019 às 18:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário