AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho realiza palestra nesta sexta-feira na Unesc

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho realiza palestra nesta sexta-feira na Unesc
Evento com Alexandre Luiz Ramos ocorrerá às 19h30 no Auditório Ruy Hülse (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade receberá, nesta sexta-feira (22/11), o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Alexandre Luiz Ramos, para uma palestra com o tema “Santa Catarina Prevenindo a Litigiosidade: Conhecer a Lei é condição para cumpri-la”. O evento ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, e terá a participação de acadêmicos de Direito e alunos do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, representantes de sindicatos e entidades e advogados e juízes da região, mas também estará aberto à comunidade. No entanto, os lugares são limitados e os interessados devem entrar em contato com o curso de Direito da Unesc para realizar sua inscrição, pelo telefone (48) 3431-2647 ou e-mail direito@unesc.net.

Em sua palestra, o ministro terá a parceria da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, de Santa Catarina, desembargadora Mari Eleda. Ambos irão apresentar a quarta e última edição do projeto “SC Prevenindo a Litigiosidade: Conhecer a Lei é condição para cumpri-la”. Promovido pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina, o ciclo de palestras tem o objetivo de debater e chamar a atenção para políticas e práticas capazes de evitar que conflitos simples no ambiente de trabalho se transformem em ações judiciais. A palestra já foi apresentada em Florianópolis, Joinville e Chapecó.

Entre os assuntos abordados pelo ministro estarão a atual tendência legislativa de respeito à autonomia das decisões acordadas por empresas e trabalhadores, um dos principais pontos da recente reforma trabalhista (Lei 13.467 de 2017). Ramos também irá abordar o fortalecimento do sistema de precedentes jurídicos, que promete tornar as decisões de primeira instância mais rápidas e previsíveis.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, a vinda do ministro à Instituição tem um significado especial para a Universidade e para a comunidade regional. “É uma oportunidade valiosa para os estudantes da área do Direito, assim como para professores e profissionais terem contato com um representante da instância mais elevada da Justiça do Trabalho e que vai tratar de temas tão importantes como as mudanças na legislação e a celeridade judicial”. Segundo Márcia, a palestra com o ministro do TST irá fechar de uma maneira muito especial o calendário de eventos do curso de Direito em 2019. 

A palestra de Ramos na Unesc faz parte da agenda de compromissos do ministro em sua visita ao sul do Estado nesta sexta-feira.

Currículo do ministro Alexandre Luiz Ramos

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Ramos veio morar em Santa Catarina ainda pequeno. É graduado em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela UFSC. Já atuou como docente na UFSC e também é autor de livros e artigos científicos.  

Em 1993, passou no concurso público para juiz substituto da 12ª Região da Justiça do Trabalho, em Santa Catarina. Em 1998, foi promovido a Juiz Presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê. Como Juiz Titular também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Em 12 de dezembro de 2016, tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde já atuava por convocações intermitentes desde 2007.

Como gestor estratégico e de metas do TRT-SC, coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no Comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça. Tomou posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 4 de abril de 2018, em vaga destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do Ministro João Oreste Dalazen. Integra o Órgão Especial, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais e a Quarta Turma.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2019 às 14:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário