AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI
Reuniões ocorreram com grupos nos períodos vespertino e noturno (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã continuam em plena atividade. Durante a tarde e a noite desta segunda-feira (18/11), professores, gestores e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e nesta segunda e quarta-feira (18 e 20/11) serão o foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online, na quarta-feira).

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração dos professores e técnicos-administrativos.

Posteriormente, Luciane socializou os resultados do diagnóstico do PDI e revelou que os professores também poderão se manifestar nos eixos que não participaram por meio dos grupos, deixando as contribuições por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Após o encontro com a Reitoria da Unesc, no Auditório Ruy Hülse, os colaboradores se dividiram em 12 grupos, coordenados por professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram em salas de aula dos blocos R1 e R2 e todas as ações propostas foram cadastradas em um template.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluirão ainda a análise e discussão nesta terça e quarta (19 e 20/11), do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro terça e quarta pela manhã pensando no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, terça à tarde e à noite, haverá uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Nesta terça-feira durante o período vespertino, os professores participarão de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário