AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Arthur Igreja destaca os principais erros e acertos em busca da inovação

Arthur Igreja destaca os principais erros e acertos em busca da inovação
Palestrante abordou o tema “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” em evento na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um dos pontos altos da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc aconteceu na noite desta quinta-feira (24/10) no Auditório Ruy Hülse. O local recebeu a palestra “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” sob comando de Arthur Igreja. Na oportunidade o palestrante compartilhou com acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa diversas questões ligadas à inovação, desde os principais mitos até as estratégias mais assertivas sobre o assunto.

A corrida em busca da inovação, conforme Arthur, tem trazido à tona diversos exageros por parte das empresas. “O que vemos são falas exageradas e poucas pessoas trabalhando, de fato, com coisas inovadoras. Ao trazer hoje informações sobre as principais características das empresas com mais inovação no mundo o que posso lhes garantir é que elas usam coisas simples e pouca tecnologia, ao contrário do que parece pelo que ouvimos sobre o assunto”, destacou.

Ao tentar criar um novo negócio, mais do que ir à fundo na busca por questões a serem resolvidas, para Igreja, o foco deve ser nas situações que já existem e estão diante dos olhos de todos. “Não crie problemas novos. Não pense que as pessoas ‘devem’ ter tal problema. Trabalhe em problemas reais. As empresas de sucesso estão atuando com situações verdadeiras, muitas que já existem há séculos. São olhares novos para problemas velhos”, resume.

Diferentemente do pensamento comum de que inovar exige grandes investimentos, de acordo com o palestrante, a atenção do profissional deve estar voltada ao comportamento do consumidor. “Quem dá as respostas são as pessoas, quem consome, quem temos que observar. Muitas vezes vislumbramos o futuro, mas não observamos o presente e é agora que as coisas acontecem”, defendeu Arthur.

Ao chamar a atenção para a necessidade de observar o que as pessoas querem e precisam em seu cotidiano, Arthur destaca ainda a importante de conhecer de perto o público que se deseja atingir. “Antes de tudo você tem que ser especialista em Criciúma e região. Para algo dar certo você tem que conhecer de perto o público exato que quer abraçar, já que no Brasil os comportamentos são muito diferentes nos locais e isso pode fazer total diferença no resultado”, recomendou.

Ainda entre as valiosas dicas deixadas pelo especialista estiveram as informações sobre a importância da conveniência no sucesso das empresas. “Todas as empresas de sucesso oferecem conveniência ao seu usuário. Serviços que estão bobando oferecem possibilidades que há cinco anos seria considerações muito luxo, como o Uber, por exemplo. Isso prova que o que faz a diferença é simplificar a vida das pessoas”, destacou.

Para Arthur, as empresas que pensam em inovação precisam prioritariamente atentar para a escuta qualificada da opinião de funcionários e clientes e no foco de suas atividades. “Não se metam em fazer duas coisas. As organizações de sucesso hoje resumem seu trabalho em solucionar um problema de cada vez e em ouvir as ideias daqueles que fazem parte do processo”, completou.

Conhecimentos bem-vindos

A presença de Arthur Igreja na Unesc na 10ª STC, para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo, significou grande honra e aprendizado. “Foi absolutamente oportuno trazê-lo para absorvermos um pouco de todo esse conhecimento que ele tem a compartilhar. Espero que possamos transferir esses ensinamentos para tudo que fizermos em nome da Instituição”, apontou.

A promoção da palestra contou com a parceria do Sebrae Criciúma. Ainda na noite desta quinta-feira a Universidade oficializou o agradecimento por mais uma oportunidade de colaboração entre as instituições, entregando uma placa ao coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

 Arthur Igreja também recebeu uma placa de agradecimento pela participação na STC.

Último dia de atividades

Após quatro dias de intensa programação, a 10ª STC será encerrada nesta sexta-feira (25/10). A agenda do dia integra atividades de todas as áreas do conhecimento e pode ser conferida no site.

Confira as temáticas que serão abordadas nas atividades deste último dia:

  • Ensino-aprendizagem de estratégias de leitura
  • Lei Maria da Penha e as políticas de atendimento nas Delegacias de Polícia.
  • O Conceito de divisão a partir da atividade de ensino e a proposição Davydoviana
  • Você sabe o que é extensão?
  • IV Workshop de Arqueologia - Dentes, ossos e significações: Arqueologia e ciências da saúde
  • Análise Inferencial I no Software IBM SPSS: Testes Paramétricos
  • Libras: Primeiro Contato 
  • Material Didático Pedagógico em Ciências e Educação Ambiental
  • A importância dos biomarcadores para o diagnóstico dos transtornos de humor
  • Conferências de Saúde e Controle Social: o direito à saúde do Brasil ESGOTADO
  • Experiência exitosa: realização de teste rápido da hepatite C em pacientes diabéticos que retiram medicamentos na farmácia judicial de Criciúma/ SC.
  • Construfase - uma história de sucesso
  • BOOTCAMP - Design Thinking

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário