AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores da Unesc lançam livro com teoria e experiências envolvendo a extensão

Professores da Unesc lançam livro com teoria e experiências envolvendo a extensão
Reitora Luciane Bisognin Ceretta é um dos organizadores da obra (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A obra “Inserção Curricular da Extensão – Aproximações teóricas e experiências – Volume XI”, que reúne textos de 20 autores, entre pesquisadores e extensionistas, foi lançada na manhã desta quinta-feira (24/10). Publicado pela EdiUnesc, o livro é organizado pelos professores doutores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira. O lançamento da obra integrou a programação da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

O livro é fruto da união entre as instituições comunitárias de Ensino Superior que fazem parte da chamada Câmara Sul, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarine e Paraná, do ForExt (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias).

A reitora da Unesc comenta que a obra marca um período importante da Universidade, quando foi possível ressignificar a extensão e colocá-la em um patamar de horizontalidade com as outras dimensões do ensino e da pesquisa. “A extensão coloca a Unesc como protagonista na elaboração dessa obra junto à Câmara Sul. Foi um momento muito rico de parceria com todas as instituições. Tenho certeza que elas contribuíram muito para solidificar essa compreensão e importância de Universidade Comunitária. A extensão é quem faz essa comunicação com a sociedade, com os projetos transformadores que temos”, afirma Luciane.

Segundo Vieira, a obra é o resultado de uma construção coletiva e trata de uma das áreas mais fortes da Universidade. “É um livro que vem na esteira das provocações desses últimos quatro anos que é a questão do Plano Nacional de Educação, especialmente sobre a curricularização da extensão. Na Unesc, isso vem sendo construído em um processo de discussão contínua de novo paradigma que é trabalhar a extensão transversalmente dentro do currículo da graduação e a colaboração com o stricto sensu”.

Os organizadores do livro ainda ressaltaram a qualidade das contribuições feitas por professores e alunos de diversas instituições de ensino do Brasil e da Argentina. Eles também agradeceram à equipe da EdiUnesc, aos autores da obra e a todos que atuam nas atividades comunitárias.

A professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, representou os autores dos artigos na cerimônia de lançamento do livro e ressaltou a importância da extensão para a formação de profissionais comprometidos com a sociedade. A fala de Milla é comprovada pela egressa do curso de Ciências Contábeis, Júlia Constante Pereira, que participou da obra quando estava participando do primeiro dos três projetos de extensão que se envolveu ao longo da graduação. “Fiquei quatro anos atuando em projetos comunitários e disso surgiu o tema do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Tanto a extensão quanto a pesquisa são imprescindíveis para o acadêmico. Especialmente a extensão, abrem o olhar para além da universidade, um olhar mais humano para a sociedade”, afirma Júlia.

O editor chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevan, falou da importância do apoio da Instituição para o trabalho da EdiUnesc e do diferencial de uma editora universitária, comprometida com a qualidade e originalidade da obra.

O lançamento da obra teve ainda a participação do Musical Unesc. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito