AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

EdiUnesc relança livro Acolhida na Colônia com a presença da autora Thaise Costa Guzzatti

EdiUnesc relança livro Acolhida na Colônia com a presença da autora Thaise Costa Guzzatti
Evento foi prestigiado por alunos, professores, colaboradores e comunidade externa na noite desta sexta-feira (11/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A autora da mais recente obra lançada pela EdiUnesc, o livro Acolhida da Colônia, esteve na Unesc na noite desta sexta-feira (11/10) para um relançamento do seu trabalho. Thaise Costa Guzzatti recebeu acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa para apresentar de perto sua obra escrita por meio das experiências vividas em 20 anos de projeto implantado nas encostas da Serra Geral catarinense. O lançamento oficial da obra foi realizado em Santa Rosa de Lima, em agosto.

Trazendo aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais o livro Acolhida na Colônia conta a trajetória do projeto que nasceu ainda enquanto Thaise cursava a graduação de Agronomia. Conforme a autora, após passar um mês morando e trocando experiências com uma família de agricultores e percebendo as dificuldades encaradas no campo, o desejo de encontrar algo que pudesse fazer a diferença para aquelas comunidades falou mais alto. “Eu voltei daquele estágio pensando ‘e aí? Vou ver tudo isso e vou continuar minha vida? O que vou fazer para mudar essa realidade?’. Foi aí que encontrei muita gente disposta a ajudar”, lembrou.

De acordo com Thaise, entre conversas e estudos sobre possibilidades para as comunidades, chegou aos seus ouvidos a informação de que na França os agricultores tinham o costume de receber pessoas em suas casas como visitantes e isso lhes dava uma fonte de renda extra. “Sabendo disso fui em busca de mais informações até que estudei na França, vi de perto o que é feito por lá e percebi que faria todo o sentido. Quando voltei fui logo procurar agricultores que topassem encarar esse desafio e os encontrei. Ao longo do tempo fomos aprendendo juntos a como organizar as propriedades, convencer as pessoas a irem lá, como atender e aí transformamos isso em uma metodologia que muitas pessoas vêm desenvolvendo desde então”, explicou.

Criado para comemorar os 20 anos deste trabalho, o livro conta, em suas 231 páginas, a história do que hoje é a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia. “Além do balanço dessas duas décadas, de relatos de experiências e de situações encaradas, destacamos quais são os desafios daqui para frente. Desta forma esperamos que o livro possa ser lido por agricultores, professores, alunos, pesquisadores e possa inspirá-los de alguma forma”, completou.

Lançamento especial

Para o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, foi uma honra poder receber a autora da obra para o seu relançamento. Conforme Dimas, o livro traz um compilado de informações que unem as competências de Thaise. “Além de ótimo texto, ela é uma ótima professora e ótima extensionista, o que une uma gama de qualidades e resulta em um livro de ótima qualidade. A Editora recebe essa publicação com extrema importância, pois entende que ela faz parte de um processo de transformação e ampliação de seus trabalhos”, pontuou Dimas.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, agradeceu a autora pela oportunidade estar pessoalmente fazendo o lançamento e deixou o convite para que trabalhem lado a lado a partir das suas experiências. “Fiquei encantada com o trabalho e com a abordagem proposta no livro, que já nos ganha por si só com esse título que fala de acolhida. Já fizemos uma conversa e vou contar contigo, Thaise, para desenvolvermos atividades que possam trazer essa tua expertise também para os nossos municípios, pelos quais a Universidade tem tanto comprometimento”, afirmou.

O livro Acolhida na Colônia pode ser adquirido de forma gratuita na Livraria da Unesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2731.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2019 às 21:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário