AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum Içara do Amanhã será primeiro passo para realização do plano de desenvolvimento do município

Fórum Içara do Amanhã será primeiro passo para realização do plano de desenvolvimento do município
Chegou a hora de pensar sobre o futuro de Içara (Foto: Divulgação) Mais imagens

O município de Içara recebe o Fórum do Amanhã, nesta sexta-feira (11/10), onde serão debatidas e identificadas as demandas pelo desenvolvimento da cidade. O evento, promovido pela Unesc, Rádio Som Maior e Jornal Tribuna de Notícias vai reunir a comunidade do município para um amplo debate, que servirá como base para a construção do plano de desenvolvimento do município, a ser elaborado pela universidade.

Já confirmado para contribuir com o Fórum, o senador Dário Berger abrirá o evento com suas experiências quando prefeito de São José – SC. Na sequência, o secretário de Transporte e Logística da Fiesc (Federação Indústria do Estado de Santa Catarina) Egídio Antônio Martorano, falará sobre mobilidade, infraestrutura e setor produtivo. Atualmente o secretário lidera uma equipe de estudos sobre os desafios do desenvolvimento catarinense. Para a conclusão do evento, o engenheiro e diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, abordará o projeto da malha ferroviária que será implantado em Içara e destacará soluções de mobilidade e logística.

O Fórum Içara do Amanhã vai identificar o momento atual e os objetivos de futuro, diagnosticando os principais vetores impulsionadores do desenvolvimento do município e os gargalos da economia local para os próximos anos. “O objetivo é preparar Içara para o futuro, sobretudo na questão de mobilidade e logística. Queremos discutir, junto da sociedade civil organizada e entidades, o que vamos fazer com a SC-445, o que vamos fazer para desafogar as rotas, por exemplo, e juntos traçaremos caminhos para Içara continuar crescendo ainda mais’ frisa o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma o compromisso da Universidade com a região e seu futuro. “Tenho a certeza de que as contribuições do evento, a partir dos nomes presentes e da atuação da Instituição, resultarão em experiências reais e mostrarão como é possível transformar lugares. Com estas discussões, levantamento das necessidades trazidos pela comunidade, suas sugestões e parcerias nas práticas colaborativas teremos tomadas de decisões do poder público mais assertivas e um crescimento na qualidade de vida”, destaca.

O passo seguinte ao fórum será a laboração do plano de desenvolvimento, através de parceria com a prefeitura de Içara, seguindo as demais etapas, que incluem além do diagnóstico, o benchmarking e tendências de sucesso, as propostas e perspectivas e a última etapa, que consiste na implementação e acompanhamento. 

O plano vai trabalhar com base nos eixos norteadores Econômico, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente e ainda Políticas de Desenvolvimento.

Unesc contribui de forma direta com o Fórum do Amanhã

Já realizado em Criciúma, Rincão e na Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), a Universidade colocará sua expertise e tecnologia a disposição do evento, gerando dados e possibilitando o planejamento futuro do município. Em destaque, a comunidade tem voz ativa no evento, colaborando com reivindicações e ideias de quem vive o dia a dia da região.

Atualmente, a Unesc já conta com uma equipe mobilizada no município. O objetivo é chegar a data do evento com coleta de informações abrangentes, embasamento numérico e geográfico da região.

Ana Sofia Schuster e Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2019 às 10:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário