AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Com processo de expansão em franco desenvolvimento, Unesc amplia presença na região de Araranguá

Com processo de expansão em franco desenvolvimento, Unesc amplia presença na região de Araranguá
Projeto da Universidade já passa por expansão em parceria com a Weber Empreendimentos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A presença da Unesc e de toda a sua expertise em Araranguá se amplia a partir da expansão do projeto iniciado em abril deste ano, inicialmente com Polo de Ensino a Distância. Agora, a região de Araranguá, que recebeu a Universidade acolhedoramente em 2019, contará com um campus da Unesc incluído em um audacioso projeto chamado de “Cidade Universitária”, um bairro completo planejado a partir de tendências mundiais. A ação é resultado de uma parceria com a Weber Empreendimentos e promete movimentar não só o setor educacional, mas toda a economia da região, contribuindo fortemente com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do Extremo Sul catarinense.

Os primeiros passos da grandiosa parceria já foram dados e as aulas, inicialmente no modelo de Educação a Distância da Unesc, foram iniciadas no prédio especialmente preparado para as atividades, com espaços  diferenciados e ambientes contemporâneos. Ele está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, bairro Divineia, e será o ponto de encontro da Universidade na Cidade das Avenidas até a inauguração do bairro Cidade Universitária. Já nesta ampliação a Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração. O espaço já conta também com uma exposição permanente e exclusiva do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski com foco em animais da mata atlântica.

Os alunos que chegam à Unesc Araranguá deparam-se com uma estrutura a altura de duas instituições como a Universidade e a Weber Empreendimentos. Projetados pela arquiteta Laise Volpato, os ambientes para o início dessa trajetória contam com todo o cuidado e carinho que os estudantes merecem. “O foco foi voltado a ambientes de aprendizagem que permitissem diferentes usos. Desta forma foram criadas salas, cuja versatilidade do mobiliário permite uma variedade de layouts, adequando a necessidade de ensino. Os espaços são bem iluminados, climatizados, possuem cores diferentes, com mobiliários inovadores, assim tornam-se ambientes acolhedores que buscam estimular a convivência, a troca de experiência e o aprendizado completo”, pontuou a arquiteta.

Cidade do futuro
 

O projeto inovador que engloba todo o bairro Cidade Universitária contempla uma área de 327 mil metros quadrados, com um total de R$ 60 milhões em investimento. As obras no local estão adiantadas, com nível de conclusão em 80%, tendo sua inauguração programada para o segundo semestre de 2020. O futuro campus da Unesc no bairro contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos, possibilidade que integra aulas online e presenciais. Em local privilegiado, há 800 metros do acesso à BR-101, a Cidade Universitária terá capacidade de ocupação de mais de 15 mil pessoas, com espaço para a construção de três mil imóveis.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, um projeto de tamanha importância sendo implantado pela Universidade representa o investimento de esforços da Instituição em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Esse é um projeto inovador, que reúne a finalidade da Unesc, de mobilizar o desenvolvimento do Extremo Sul por meio de iniciativas educacionais diferenciadas e de excelência, com o desejo da Weber Empreendimentos de estar presente e, também, contribuir com a região”.

Ainda de acordo com Luciane, o projeto não para por aqui. “Firmamos uma parceria de médio e longo prazo que contempla ainda muitas outras ações que certamente impactarão a região e trarão excelentes resultados”, completa. A partir da novidade a Unesc passará a ser multicampi, ou seja, contará com mais de uma unidade oficial, ampliando ainda mais sua força no Sul catarinense.

Colocar o bairro Cidade Universitária Araranguá em prática, conforme o diretor executivo da Weber Empreendimentos, Fernando Weber, é voltar a visão para a cidade do futuro, uma tendência mundial focada no bem-estar e qualidade de vida. “O conceito visa planejar a ocupação do espaço para que os moradores da localidade tenham tudo o que precisam no próprio bairro, sem que tenham que perder tempo no trânsito, por exemplo. Gerando
qualidade de vida, isso gera, ambiente sustentável e principalmente a possibilidade das pessoas se desenvolverem, através deste grande alicerce que é a educação”, pontua.

A mudança, ou seja, a evolução da região que receberá o empreendimento, para Fernando, será de extrema relevância. “O projeto irá proporcionar a geração de empregos e o desenvolvimento da região, com a valorização de todo o entorno. Escolhemos a área no Sul de Santa Catarina com o maior potencial logístico e ali teremos situada a maior e mais consolidada Universidade da região”, completa.

Possibilidades imediatas


A Unesc Araranguá já coloca à disposição na modalidade a distância os cursos de graduação em Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Recursos Humanos; Processos Gerenciais; Gestão Financeira; Gestão Comercial; Marketing; Logística; Gestão do Turismo; Hotelaria; Eventos; Gestão Pública; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Rede de Computadores; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental, Design de Interiores e Serviço Social.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, para quem procura uma especialização por meio da pós-graduação lato sensu na modalidade presencial a Instituição já oferta, na área de negócios, o MBA Executivo em Controladoria e Finanças e o MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas. Já na área das engenharias está disponível a pós em Engenharia de Segurança no Trabalho e na área da saúde opções como Avaliação Psicológica, Enfermagem Obstétrica e Neonatal, Farmácia Clínica, Nutrição Clínica Funcional e Saúde Mental. No campo da educação a Universidade oferece as pós-graduações
em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia clínica e institucional, finalizando com a área jurídica, em que oferta os cursos de Direito Civil e Processo Civil e MBA Direito Previdenciário.

Quem busca uma forma mais flexível de continuar os estudos pode encontrar na modalidade a distância os cursos de especialização em Direito Processual Civil na Atualidade, Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas, Docência Universitária, Gestão de Marketing, Gestão em Saúde, Gestão Empresarial, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Gestão Estratégica de Pessoas.
 
Conforme Indianara, além das possibilidades já oferecidas, dezenas de novos cursos estarão à disposição dos acadêmicos para início em fevereiro de 2020. “Temos um plano de crescimento para este projeto. Já em fevereiro iremos lançar cinco cursos de graduação presenciais, além de 15 à distância e outros híbridos”, destaca. 

Os cursos de graduação presenciais disponibilizados já a partir do próximo ano serão em Psicologia, Direito, Nutrição, Administração e Ciências Contábeis.

Confira as opções no modelo a distância para início em outubro de 2019:

 Gestão e Desenvolvimento de Agrotechs;
 Data Science e Big Data;
 Gestão de Negócios em Ambiente de Transformação Digital;
 Gestão de Pessoas, da Pluralidade e da Transformação Organizacional;
 Desenvolvimento de Soluções, Aplicações e Interfaces Digitais;
 Gestão de Finanças e Mercado de Capitais;
 Design de Experiências e Serviços;
 Logística e Supply Chain 4.0.;
 Gestão de Redes e Cloud Computing: governança e segurança da informação.
•     Administração (EaD);
•     Ciências Contábeis (EaD);
•     Pedagogia (EaD);
•     Serviço Social – Bacharelado (EaD).
•     Recursos Humanos (EaD);
•     Processos Gerenciais (EaD);
•     Gestão Financeira (EaD);
•     Gestão Comercial (EaD);
•     Marketing (EaD);
•     Logística (EaD);
•     Gestão do Turismo (EaD);
•     Hotelaria (EaD);
•     Eventos (EaD);
•     Gestão Pública (EaD);
•     Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD);
•     Rede de Computadores (EaD);
•     Gestão Hospitalar (EaD);
•     Gestão Ambiental (EaD);
 Design de Interiores (Híbrido)

Pós-graduação
         Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade;
         Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
         Especialização em Docência Universitária;
         Especialização em Gestão de Marketing;
         Especialização em Gestão em Saúde;
         Especialização em Gestão Empresarial;
         Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica;
         Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas.

Na modalidade presencial, a Unesc Araranguá também contará com novidades em 2020.


Confira os cursos que estarão disponíveis:

Pós-graduação Presencial:

- Área de Negócios
         MBA Executivo em Controladoria e Finanças;
         MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas.
- Área de Engenharias
         Engenharia de Segurança no Trabalho.
- Área da Saúde
         Avaliação Psicológica;
         Enfermagem Obstétrica e Neonatal;
         Farmácia Clínica;
         Nutrição Clínica Funcional;
         Saúde Mental.

- Área da Educação
         Gestão Escola e coordenação pedagógica;
         Psicopedagogia clínica e institucional.
- Área Direito:
         Direito civil e Processo civil;
         MBA Direito Previdenciário.

Extensão – Presenciais:
         Fluxo de Caixa;
         Excelência no Atendimento - Inteligência emocional e social;
         Oratória;
         Perdendo o medo das câmeras;
         Aspectos relevantes da constituição, gestão e administração dos condomínios;
         Libras Módulo I;
         Programa de manejo da ansiedade para situações avaliativas em vestibulares,
concursos, TCCs, dissertações e teses.

Extensão – Modelo a Distância
         Cooperativismo;
         Gestão Financeira Pessoal e Familiar;
         Segurança do Trabalho.

Curso de Idiomas: 
         Inglês Básico I e II;
         Italiano Básico I e II;
         Espanhol Básico I e II.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2019 às 14:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário