AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe profissionais do Sul do Estado para capacitação do Coren

Unesc recebe profissionais do Sul do Estado para capacitação do Coren
Professora da Universidade, Ioná Bez Birolo foi a responsável pelo encontro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Enfermeiros de 19 municípios da Amurel, Amrec e Amesc estiveram reunidos na Unesc nesta terça-feira (13/8), para o primeiro encontro das capacitações oferecidas pelo Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina) sobre os protocolos de atenção à saúde estabelecidos pelo conselho. Os profissionais passaram dois períodos na Universidade recebendo informações sobre assuntos como a sistematização da assistência em enfermagem, registro profissional e Cipe (Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem).

A professora da Unesc, conselheira do Coren e coordenadora das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Enfermagem, Ioná Bez Birolo, irá ministrar os três encontros da capacitação. Ela explica que Santa Catarina é pioneira no Brasil no estabelecimento de protocolos de atenção à saúde e que o Conselho publicou quatro: de doenças crônicas cardiovasculares, de saúde da mulher, de infecções sexualmente transmissíveis e de atendimento à demanda espontânea.

“Quando os municípios se interessam em adotar esses protocolos no cotidiano da atenção primária, eles entram no site do Coren e fazem um cadastro. A partir disso o Conselho de Enfermagem organiza as capacitações no Estado todo. Esse serviço está sendo modelo para os Conselhos de todo o país, que estão solicitando capacitações para o Coren ou adotando os protocolos estabelecidos em Santa Catarina”, conta.

Pela manhã, Ioná fez uma introdução sobre os protocolos, abordando a sistematização da assistência de enfermagem, o registro profissional, a consulta e o processo de enfermagem. No período da tarde, os profissionais participaram de uma oficina sobre a Cipe (Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem) com a enfermeira Karina Mendes Garcia. “Basicamente o encontro é sobre o atendimento do enfermeiro no dia a dia das Unidades Básicas de Saúde. Está voltada à atuação clínica dos enfermeiros, enquanto profissionais que fazem consulta com a comunidade e que tem a sua resolutividade”.

É a segunda vez que Unesc é palco de capacitações sobre os protocolos. A primeira foi em 2018 e teve três encontros, assim como a de 2019 terá: dias 13, 21 e 22 de agosto. Nesta edição, participam enfermeiros de Orleans, Urussanga, Jaguaruna, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Forquilhinha, Grão Pará, Imbituba, Imaruí, Jacinto Machado, Laguna, Meleiro, Pescaria Brava, Rio Fortuna, São Ludgero, Santa Rosa de Lima e Sombrio.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2019 às 16:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário