AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc conclui mais uma etapa na revisão do Plano de Saneamento Básico do Município de Lages

Unesc conclui mais uma etapa na revisão do Plano de Saneamento Básico do Município de Lages
Técnicos realizaram procedimentos de coleta de dados no município (Fotos: Bruna Lima) Mais imagens

Juntos na busca pelo fortalecimento da parceria entre a Unesc e o Município de Lages, mais um passo em direção ao desenvolvimento foi dado na última semana. Técnicos do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA), do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, levantaram dados referentes ao serviço de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lages. O serviço de revisão é resultado da assinatura de um contrato entre a universidade e o município.

Nesta etapa do serviço, os profissionais realizaram a composição gravimétrica de resíduos sólidos urbanos em um aterro sanitário do município. “Este processo determina o percentual dos diferentes componentes presentes em uma amostra de lixo”, explicou o coordenador do CPEA, Sérgio Galatto. Com os dados, os técnicos podem avaliar diferentes alternativas tecnológicas de tratamento dos resíduos, bem como uma taxa percentual de geração do lixo, dividida diversas categorias.

O estudo também abrangeu resíduos recicláveis encaminhados para uma cooperativa de catadores de materiais do município. “Acompanhamos o caminhão da coleta seletiva na área urbana e da coleta convencional da área rural, coletando dados para que saibamos quais são os procedimentos de coleta adotados pelo município”, disse Galatto.

Ainda durante os trabalhos, os técnicos realizaram a identificação de campo dos cursos da água pertencentes às bacias hidrográficas dos rios Canoas e Pelotas e, também, o levantamento da pedologia do município. Visitas às áreas rurais para descrição dos Sistemas de Abastecimento de Água Coletivo (SAC) e o Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário Individual.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2019 às 13:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário