AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito
Abertura contou com palestra do mestre em Direito das Relações Sociais, Alexandre Triches (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 24ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc reúne, até esta sexta-feira (9/8), profissionais e estudantes da área em palestras, minicursos e lançamento de livros que debatem assuntos atuais dentro do tema “Os Novos Rumos do Direito”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (5/8), com a palestra “A importância do Direito Previdenciário na formação do acadêmico em Direito”, do advogado, professor e mestre em Direito das Relações Sociais – subárea Direito Previdenciário, Alexandre Schumacher Triches, do Porto Alegre. Durante o encontro, ele falou sobre o início de sua carreira, dos desafios de um profissional e da área do Direito Previdenciário e suas peculiaridades.

Ao longo da Semana, temas da atualidade serão abordados em palestras com profissionais renomados e minicursos com professores, acadêmicos e egressos do curso de Direito e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). Assuntos como “Aspectos Atuais da Lei Maria da Penha”; “O Estado e o Direito Frente ao Neoliberalismo”; “As novas relações permeadas pela tecnologia”; “Desencarceramento e Abolicionismo a partir dos Massacres Prisionais”; “Perspectiva da advocacia diante das reformas previdenciárias”; “Direitos e cidadania LGBTQI+ e a discriminação da mulher transexual no mercado de trabalho”; “Pacote Anticrime”; “Mulheres em contextos prisionais” e “Direitos dos Animais” serão abordados em palestras e minicursos.

Segundo Triches, mesmo com todas as mudanças dos últimos anos, o Direito Previdenciário continua uma área interessante para a atuação profissional. “Nela gente consegue desaguar alguns anseios muito fortes que temos de justiça e mesmo com todas as crises que passamos hoje, principalmente a fiscal que atinge diretamente o Direito Previdenciário, ele ainda é uma área que tem um trâmite diferenciado”, comenta.

O palestrante ainda lembrou que o Direito Previdenciário exige por parte do profissional uma sensibilidade social diferenciada. “Lidamos com pessoas que muitas vezes estão abaixo da linha da pobreza, que dependem de benefícios assistenciais, pessoas com doenças crônicas, com dificuldades e outras que não têm ninguém por elas. Elas rezam pela gente, levam presentes e quando ganham a causa, têm muita gratidão. Para o profissional, é ótimo poder ajudar e a troca com os clientes é sempre muito boa”.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora adjunta, Márcia Piazza, do presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Direito, Amanda Costamilan.

O coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o professor do PPGD, Gustavo Borges e o professor do curso, Marcírio Bittencourt, participaram como mediadores da palestra de Triches. Ao fim das falas, os participantes puderam fazer perguntas sobre o tema e tirar dúvidas.

Confira a programação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário