AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza recepção especial aos calouros

Unesc realiza recepção especial aos calouros
Boas-vindas aos novos estudantes conta com Aula Magna e tour pelo campus (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Unesc, carimbaram na manhã desta terça-feira (30/7) o seu passaporte para a fantástica viagem ao mundo do conhecimento que farão na Universidade. Os calouros receberam as boas-vindas em um clima de acolhimento, música, dança, encontro com a Reitoria, tour pelo campus e quitutes. E eles não vieram só. Trouxeram para este primeiro encontro oficial com a Unesc seus familiares. E com esta proposta, a Unesc realizará até esta quarta-feira (31/7) a Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2019. No primeiro dia, ocorrerão as atividades com a Reitoria e o tour pelo campus e no segundo, as Aulas Inaugurais dos cursos.  

A cenografia montada para o evento remete à área de embarque de um aeroporto e os alunos foram recebidos por “comissários de bordo”, passaram por detector de metais e puderam subir no voo que leva ao início da viagem ao mundo do conhecimento. Durante o evento, ao alunos e familiares puderam conferir apresentações da Cia de Dança e do Musical Unesc durante as atividades no Auditório Ruy Hülse e para encerrar, após o tour pelo campus, eles foram recepcionados no hall do Bloco Administrativo pelo grupo instrumental da Universidade e receberam pipoca e picolé.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, iniciou as boas-vindas da Instituição. Ela falou das oportunidades que a Unesc oferece tanto no ensino, quanto na pesquisa e nas atividades de extensão e extracurriculares para formar profissionais de excelência e que possam fazer a diferença nos ambientes em que atuarem e na sociedade. “É um orgulho para nós poder acompanhar vocês nesta caminhada. Com certeza vocês estão em uma Universidade de destaque e que busca a excelência em tudo o que faz. Vocês viverão um período de muitas descobertas, crescimento e alegrias e estarão em uma Universidade Comunitária que abriga a todos. Universidade é lugar de diversidade e de respeito ao direito do outro de fazer as suas escolhas. Temos a certeza de que vocês terão aqui na Unesc um belo caminhar e sairão daqui profissionais e cidadãos diferenciados”, afirma.

O vice-reitor Daniel Preve, também deu as boas-vindas aos calouros, e lembrou da importância dos estudantes em estarem comprometidos com a sua formação. “A Universidade recebe a todos de braços abertos e oferece uma estrutura e profissionais altamente qualificados para proporcionarem ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Mas vocês também fizeram a escolha de estar aqui. Então aproveitem todas as oportunidades e estejam comprometidos com a sua formação”.

Do outro continente para a Unesc

A acadêmica de Direito, Jennifer Cilene Andrade chegou na última semana no Brasil. Aos 23 anos, ela deixou a casa da família em Cabo Verde, África, para fazer o curso superior na Unesc, incentivada pelo relato da irmã mais velha, formada em Nutrição pela Universidade e pós-graduanda pela Instituição também. “A Unesc acolhe muito bem os estrangeiros e como minha irmã já estudou aqui, tive a segurança da minha escolha. Além disso, Criciúma é uma cidade tranquila para se viver”, comenta.  

Novas possibilidades

Dienifer Luiz, de Cocal do Sul, conta que escolheu a Unesc para realizar o sonho de fazer Arquitetura e Urbanismo pela referência que a Universidade é em nível estadual e nacional. “Tenho certeza de que aqui terei muitas possibilidades para minha vida profissional e viverei muitas experiências positivas”.

E falando em experiência, quem esteve no campus na manhã desta terça-feira foi Albani Ferreira. Formada em História pela Unesc, ela voltou ao campus para acompanhar o neto Luiz Henrique Vicente Costa, calouro de Arquitetura e Urbanismo, na Recepção aos Calouros. “Tive ótimas experiências na Unesc e proporcionadas por ela. Fico muito feliz em voltar aqui para acompanhar meu neto que agora também levará a marca da Universidade”, conta.

Novidades chegando

Durante o evento, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, passou para os calouros algumas das novidades que a Instituição está preparando para calouros e veteranos. Uma delas é a Biblioteca Digital, com mais de 7,5 mil títulos à disposição para pesquisa em dispositivos móveis. Os usuários poderão ter acesso a possibilidades como leitura em voz alta das obras, marcadores de páginas, realces e anotações, busca dinâmica.

Outra novidade será que estudantes, professores e funcionários poderão se locomover pelo campus com o uso de bicicletas. A Universidade adquiriu 50, que estarão localizadas em quatro pontos do campus.

Além da reitora, do vice e da pró-reitora Acadêmica, os novos estudantes e familiares receberam as boas-vindas do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do assessor Institucional, Edson Rodrigues; do procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do coordenador do Ânima, João Batanolli; do diretor de Tecnologia de Inovação, Rogério Casagrande; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig; da coordenadora da Secretaria Acadêmica, Lorete Tasca; do coordenador do Pame (Programa de Mediação e Acolhimento do Estudante) e da assistente social e historiadora da equipe da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas Priscila Schacht Cardozo.

As aulas do segundo semestre letivo de 2019 para calouros e veteranos iniciam nesta quinta-feira (1º/8).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2019 às 15:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário