AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc
Proposta pioneira reuniu a comunidade da Amrec, da Amesc e da Amurel para aproximação com setores do Governo do Estado em prol do desenvolvimento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A região Sul de Santa Catarina deu, na noite desta quinta-feira (25/7), mais um passo em prol do seu desenvolvimento sustentável. Isso porque lideranças das três regiões, Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna), assim como a comunidade acadêmica da Unesc e a comunidade externa, estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse para a primeira edição do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”. A ação foi realizada em parceria entre a Universidade, por meio da Sala dos Municípios, o governo do Estado e as Associações em prol da aproximação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e seus setores das demandas da comunidade.

O evento foi dividido em três blocos, sendo o primeiro deles destinado a questionamentos e respostas voltados à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, propositora do encontro, e o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino. Entre os assuntos abordados neste primeiro momento estiveram os papeis desempenhados por cada uma das instituições e as suas projeções em torno da inovação para o benefício da região e de setores da economia.

Entre os focos dos assuntos tratados, Esmeraldino destacou o esforço da equipe do governo para acelerar os processos de inovação por todas as regiões. “Queremos deixar Santa Catarina como o estado inovador, o estado do Vale do Silício. Para que isso se torne real estamos seguindo o foco passado pelo governador Carlos Moisés, que é colocar celeridade e acelerar os projetos, para que os Centros de Inovação se tornem realidade o quão breve possível”, pontuou salientando o trabalho em prol do Centro de Criciúma que está sendo encaminhado em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e com a Unesc.

Além de responder aos questionamentos enviados por cidadãos e, desta forma, pontuar diversos aspectos de atuação da Universidade em prol da comunidade, a reitora salientou sua expectativa com relação ao trabalho do governo. “Esperamos que a equipe do Estado mantenha os projetos que vem desenvolvendo com as universidades comunitárias, que vêm passando por um histórico fortalecimento. Minha expectativa, portanto, é de que o governo siga tendo esse olhar especial para nós, que trabalhamos em prol da comunidade, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Precisamos fortalecer nosso setor produtivo por meio daquilo que produzimos aqui na academia”, destacou Luciane.

Na segunda rodada de debate estiveram à frente dos questionamentos os presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Juliano Chiodelli, da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Holthausen e do Imetro SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), o Subtentente Rudinei Floriano, assim como o diretor de qualidade ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente), Fábio Castagna da Silva. Já na reta final do encontro puderam fazer explanações e tirar dúvidas dos presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sandro Yuri Pinheiro, a coordenadora especial de Integração e Planejamento Ambiental, Thais Saretta, a diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, e a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Isabel de Souza. Todos puderam destacar as principais questões de atuação em suas áreas e apontar os caminhos que estão sendo trilhados em prol de melhores resultados.

Proposta de aproximação

Para a reitora da Universidade, a noite foi um momento de aproximação de extrema importância. “Acredito que tenha sido um marco importante para o desenvolvimento no Sul do Estado. A vinda do secretário e de sua equipe nos faz acreditar que a relação entre Universidades, poder público, setor produtivo e comunidade é o caminho e que a inovação é mais do que uma necessidade, é o caminho para o desenvolvimento”, pontuou.

A avaliação do secretário da SDE é de que o Rota SC já pode ser considerado um sucesso. “Achei um resultado muito bom. A aproximação do munícipe com os diretores, os presidentes das diretorias vinculadas, é muito legal porque humaniza o atendimento. Indo na comunidade, na região, eles conseguem visualizar in loco, receber as demandas, as reivindicações, e, assim, aproximar o governo do Estado com quem de fato faz o Estado, que são os cidadãos”, destacou.

Detalhes do formato do evento, de acordo com Esmeraldino, serão lapidados pela equipe para que ele seja cada vez melhor, mais bem atrativo e mais bem aproveitado. “Sabemos que cada setor desse poderia fazer uma palestra completa. É muito conteúdo e por isso nossa preocupação em passa-lo da melhor forma. De todo modo, nosso compromisso é honrar a iniciativa da reitora Luciane e, após passar um ano levando o projeto por todo o Estado, fecharmos o Rota SC novamente aqui na Unesc com outro evento de aproximação e ainda mais novidades”, completou o secretário.

O fechamento do evento contou com a apresentação do Projeto Boi de Mamão na Comunidade. Viabilizado pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, o projeto realiza atividades que evocam a cultura açoriana do Boi de Mamão, realizando visitas na comunidade para a apresentação do projeto, atividades educativas e intervenções artisticas. 

Nesta sexta-feira (26/7) representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) estarão na Unesc, na Sala dos Municípios, recebendo demandas das regiões e alinhando necessidades para cada uma delas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2019 às 00:13
Compartilhar Comente

Deixe um comentário