AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Ciências Econômicas: preparação para encarar todas as batalhas financeiras

Curso de Ciências Econômicas: preparação para encarar todas as batalhas financeiras
Graduação se adapta as necessidades do mercado e oferece todas as ferramentas para que o novo profissional encontre as melhores soluções técnicas Mais imagens

Com histórico conservador no que diz respeito a investimentos, os brasileiros, nos últimos anos, estão tomando gosto pelos assuntos econômicos. Conversar sobre aplicações, tema que outrora poderia ser apenas para especialistas ou grandes empresários, já é comum entre os jovens e adultos. Um dado apresentado pelo site Infomoney mostra, por exemplo, que o número de investidores Pessoa Física na Bolsa de Valores praticamente dobrou nos últimos dez anos, passando de 552 mil para 1 milhão de 2009 para 2019, o que comprova a ascensão do tema. Diante da realidade, o curso de Ciências Econômicas da Unesc é grande aliado para quem quer dominar o assunto e estar preparado para atuar nas mais diversas facetas da área financeira.

Definida pelo coordenador do curso, Amauri de Souza Porto Júnior, como heterogênea, a graduação em Ciências Econômicas está atraindo principalmente jovens que saem do Ensino Médio dispostos a se tornarem experts no assunto, garantindo o melhor destino e, principalmente, o melhor resultado para o dinheiro. “Temos um curso muito amplo, abrangente. Preparamos o acadêmico para realizar análises de relações econômicas, estudo de conjunturas, desempenhando, por exemplo, papel fundamental em decisões de empresas diante de informações sobre como determinado fator pode afetá-la na atualidade e no futuro”, salienta.

Ao longo da graduação, o aluno tem contato com noções básicas de Direito e Contabilidade, porém disciplinas relacionadas ao mercado financeiro e, mais especificamente, ao mercado de capitais, conforme Amauri, estão entre os focos principais e a tendência é de que estejam cada vez mais presentes nas salas de aulas. “Nós identificamos uma grande oportunidade para os próximos anos para o desenvolvimento do mercado do Brasil e, de olho nisso, já estamos adaptando o curso”, destaca.

A carreira profissional daquele que é graduado em Ciências Econômicas, de acordo com Amauri, abrange desde a operação de forma autônoma até aqueles profissionais que trabalham com recursos de terceiros. “A porta de entrada seria como Agente Autônomo de Investimento, o que, com o curso, o aluno consegue tranquilamente ser aprovado para a função para se tornar profissional, e além disso, na medida que adquire experiência no mercado de trabalho, pode evoluir para algo mais sofisticado como gestor e administrador de um fundo de investimento por exemplo”, completa.          

Além da teoria

Com 20 anos de história, o curso que forma economistas também prima pelo lado humano destes profissionais. Ao aliar teoria e prática, a Universidade proporciona aos acadêmicos a possibilidade de participação em projetos de Extensão. De acordo com o coordenador, entre os trabalhos mais tradicionais está projeto de Economia Solidária. “O foco é a inserção no mercado. Muitas vezes alguém está produzindo algo, mas não consegue fazer com que chegue no mercado. A própria feira realizada semanalmente na Universidade é um exemplo desse projeto. Ele foi se expandindo e já colaborou com muitas pessoas.

Incentivo à produção acadêmica

Entre as peculiaridades do curso de Ciências Econômicas está a presença de professores doutores que também atuam no PPGDS (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico) da Unesc. A presença e o incentivo dos docentes, conforme Amauri, oferece um olhar especial aos acadêmicos. “Temos publicações de alto nível em periódicos nacional e até internacionais, o que também é possibilitado por essa inserção na academia. Mesmo sendo considerado novo, o PPGDS é excelente e essa ligação acaba sendo um grande diferencial”, pontua.

A abertura para a participação em projetos extracurriculares, de acordo com o coordenador, é ampla e constante. “Sempre temos alunos bolsistas em projetos de extensão, pesquisa e iniciação científica. São diversos caminhos que podem ser trilhados dentro do próprio curso e da Universidade”, completa.

Dentro do ambiente acadêmico ainda é possível desbravar outros universos apresentados também por meio da participação em eventos regionais, estaduais ou nacionais. Ainda em 2019, por exemplo, a Unesc sediou o 13º Encontro de Economia Catarinense. O evento anualmente reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos variados e neste ano contou com discussões em torno do tema "Transformações no Mundo do Trabalho".

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2019 às 19:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário