AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ciências Contábeis: Contador ou o novo gestor para a empresa?

Ciências Contábeis: Contador ou o novo gestor para a empresa?
Curso da Unesc prepara profissionais preparados para o mercado e diferentes do antigo perfil da profissão Mais imagens

“Profissionais com sólida formação em contabilidade e com visão ampla das outras áreas da gestão empresarial, além de fortes competências comportamentais, será um excelente candidato à diretoria de finanças de uma empresa”. A afirmação, publicada em reportagem da revista Exame mostra o novo perfil do profissional formado em Ciências Contábeis, demonstrando a importância da formação multidisciplinar e com foco na gestão.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, salienta que, no momento atual, o desenvolvimento socioeconômico oferece um cenário muito atraente para a profissão de Contador e, nesse sentido, esses profissionais tornaram-se imprescindíveis para o planejamento e controle das organizações, por meio da geração de informações econômico-financeiras e, consequente, evidenciação da situação patrimonial. É desta forma, com essa nova visão, muito mais ampliada e com capacidade de gestão, que o curso de Ciências Contábeis da Unesc tem direcionado seus objetivos. Com isso seus egressos têm obtido efetiva colocação no mercado, o que só reforça o excelente trabalho realizado pelo curso na formação dos acadêmicos. “Esta tem sido a maior preocupação: preparar profissionais aptos a fazer análises, planejar e tomar decisões que impactem positivamente as empresas”, destaca Mila.

De acordo com a professora, esta realidade só é possível porque o curso de Ciências Contábeis da Unesc tem atuado incansavelmente em diversas frentes, levando os acadêmicos a perceber as possibilidades que o mercado oferece com essa visão macro de atuação. “A formação dos Contadores ultrapassou a responsabilidade pelos números da empresa, indo além em função de um novo contexto organizacional no mundo do trabalho. O curso, para atender as demandas formativas atuais, possui excelente infraestrutura que garante a prática da Contabilidade em todos os aspectos”, salienta. Um dos destaques fica por conta da tecnologia no Centro de Práticas Contábeis, um laboratório com mais de 100 computadores, onde os alunos praticam situações idênticas às realizadas nas empresas, com softwares mais utilizados pelas grandes organizações empresariais. Além dessa, outras atividades práticas incentivam a aproximação com o mercado, como a realização de viagens de estudo, mostras e salão de iniciação científica, exposições, desafios do conhecimento, ações sociais como Imposto de Renda na Praça, Contabilidade Solidária e Ciclo de Investimento Social.

O resultado desse empenho, de professores e coordenação, tem sido extremamente positivo nos quase 44 anos de existência do Curso que já formou mais de 2.800 profissionais com alta empregabilidade no mercado de trabalho. Muitos egressos seguem os passos dos pais, também Contadores formados pela Unesc, e estão conduzindo os negócios da família. Outros optam por atuar em grandes empresas, como a parceira da Unesc, Thompson Reuters, que desenvolve softwares para a área da contabilidade, assim como em empresas de outros segmentos da economia, que buscam o profissional formado pela Unesc em função do alto nível de qualidade formativa.

“A Unesc oferece à sociedade um Curso comprometido com a formação de profissionais que primam pela responsabilidade técnica, econômica, social e ambiental, e, em função disso, foi reconhecido por sua excelência, recebendo o conceito máximo do Ministério da Educação (MEC), após avaliação presencial rigorosa das condições de oferta (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura)”, finaliza a professora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2019 às 19:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário